segunda-feira, 31 de março de 2008

TEMPO PERMANECE CHUVOSO














Durante toda semana o tempo foi de chuva em Santa Cruz da Baixa Verde e região. As previsões são de mais chuvas no decorrer da semana. Com isso, os agricultores festejam a terra molhada, pois também prevêem bons resultados para o período da colheita.

segunda-feira, 24 de março de 2008

CHUVAS ENRIQUECEM O MUNICÍPIO


As chuvas que caem neste município e demais cidades do sertão do Pajeú, desde o dia de São José - 19 de março, trazem grande alegria aos agricultores. Confiantes em um ano de inverno promissor, eles já semearam grande parte das terras utilizadas para o cultivo. Neste tempo, é comum o semeio de milho e feijão. No entanto, muitos agricultores aproveitam o tempo de chuva para também renovar o plantio da cana de açúcar, principal matéria-prima para o fabrico da rapadura.

GRUPO ENCENA PAIXÃO DE CRISTO















Mais uma vez o grupo de teatro de Santa Cruz encena o Drama da Paixão de Cristo. A apresentação aconteceu no calçadão da Praça da Matriz que foi tomada por um grande número de pessoas que buscavam o melhor ângulo possível para assistirem as principais cenas da Paixão. Como já é de costume, o grupo de teatro formado por atores e assistentes de palco voluntários, conseguiu emocionar o público e receber os aplausos merecidos. Parabéns aos idealizadores e participantes da encenação.

COMUNIDADE VIVE DIAS DE FÉ















As celebrações da Semana Santa, neste município, aconteceram, como sempre, com grande participação popular. Destaque para a Sexta-Feira Santa, onde os fiéis vivenciaram o cerimonial da Paixão presidida pelo Padre José Viana na Igreja Matriz. Outro momento de muita fé foi á celebração do Sábado de Aleluia, que apesar da chuva constante, durante toda á noite, as pessoas compareceram para renovarem suas promessas batismais e assistirem a Santa Missa, que teve no seu ritual litúrgico a reflexão de sete leituras acompanhadas de Salmos e do Evangelho da Ressurreição.

IGREJA MATRIZ – RESTAURAÇÃO URGENTE


Já não causa mais admiração entrarmos na Matriz de Nossa Sra. do Perpétuo Socorro e vermos a água jorrando pelas paredes ou pelo teto. Neste tempo, as chuvas mostram-nos, com clareza, a urgência de restauração no principal prédio de nossa cidade. A última obra que tratou de restaurar a estrutura e a pintura do prédio, foi feita em 1991, ainda na administração do Frade Franciscano Frei Aloísio Domingos. De lá para cá, foi feita uma única restauração da pintura externa, na administração do Padre José Viana. Em alguns pontos, o forro que esconde o telhado já apodreceu e começa a ceder. É válido lembrar também, que a madeira do telhado e do forro apresentam indícios de “cupim” que, se constatado, devem ser combatidos. Com o inverno deste ano a tendência é a situação piorar. Ainda é tempo da comunidade se reunir e traçar planos para a recuperação de um dos principais símbolos de “Fé” do povo santacruzense.

quarta-feira, 19 de março de 2008

O DRAMA DA PAIXÃO


Após mais um ano sem o espetáculo que atrai cerca de duas mil pessoas, a Comunidade Católica de Santa Cruz encontra motivação para encenar a História mais contada de todos os tempos: “O Drama da Paixão de Cristo”.
Renovados pela fé e a coragem de interpretar cada um dos personagens da paixão, o grupo vem se encontrando em ensaios semanais e promete fazer este ano um grande espetáculo.
COMO COMEÇOU O ESPETÁCULO
A Morte e Ressurreição de Cristo, foi encenada pela primeira vez na década de setenta, quando a atual Matriz de Nossa Sra. do Perpétuo Socorro ainda era apenas uma capela administrada pelos Frades Franciscanos que se instalavam no convento São Boa Ventura, em Triunfo. Foram os Franciscanos os incentivadores da encenação do espetáculo. Naquela época os personagens eram vividos por pessoas como Cícero Padeiro, “Caprichado”, Sr. Zé Leite, Gilvan Felizardo, Sr. Chico de Joel e Dona Socorro, Dona Iracema, Dona Zú e também por pessoas que já não estão entre nós, como: Antonio de Horácio, Antônio Serafim, Ambrosino Morais, Dona Eretuza Flor, Dona Curuta e muitos outros.
Após alguns anos sem a apresentação, surgiu então, em 1989 a segunda geração da Paixão que cresceu com o apoio do Grupo de Jovens JUCATSAN e assim o espetáculo foi promovido até meado dos anos noventa.
Desta geração atuaram intérpretes antigos e novos como: os irmãos Givanilson – Giovani - Gicélia e Gislaine, Clodoaldo, Valmir e Nivaldo Sabino, Lourival Timóteo, Oton Guerra, Sr. José Tomáz e filhos, Dona Neném com o Sr. Antonio Serafim e filhos, Nalva Sá, Toinha Leite, Irmã Elma e outros.
O grupo que fará a apresentação deste ano surgiu neste novo milênio e já fez outras apresentações que foram motivo de muitos elogios. O público da Paixão espera com alegria o sucesso do novo espetáculo que teve por todos esses anos a ilustre direção e dedicação da nossa Joana Bezerra ou “Joana do Cartório”, como é carinhosamente conhecida.
A dramatização da Morte e Ressurreição de Cristo acontece na próxima sexta-feira, às 19 horas, em frente à Igreja Matriz.

terça-feira, 18 de março de 2008

SEMANA SANTA – TEMPO DE REFLEXÃO


As celebrações da Semana Santa na Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, tiveram início nesse domingo (16) e seguem até o domingo de Páscoa (23). A abertura aconteceu com a benção dos ramos junto à cruz que deu origem ao nome de nossa cidade ou o “Cruzeiro do Padre Ibiapina”, na Rua Monsenhor Elizeu Diniz. Em seguida os fiéis seguiram em procissão para Igreja Matriz, onde foi celebrada a Santa Missa.
Em Jatiúca, a Celebração de Ramos aconteceu às 16 horas na Capela do Sagrado Coração de Jesus.
Conforme acontece todos os anos, Padre José Viana adianta o roteiro das celebrações da Semana Santa, o qual estamos disponibilizando a seguir.

Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

CELEBRAÇÃO DA SEMANA SANTA – 2008

Dia 16/ 03 – DOMINGO DE RAMOS
09 horas: Bênção dos Ramos.
Local: Cruzeiro do Padre Ibiapina – Rua M. Senhor Elizeu.
16 horas: Celebração de Ramos na Capela do Sagrado Coração de Jesus – Jatiuca.
19 horas: VIA SACRA.
Local: Igreja Matriz.

Dia 17/03 – SEGUNDA-FEIRA SANTA
CELEBRAÇÃO DO SANTO SACRAMENTO DA RECONCILIAÇÃO
06 horas: Ofício em memória do Padre José Ibiapina.
Local: Igreja Matriz.
08 horas: Início das Confissões (4 sacerdotes á disposição).
11h30min: ORAÇÃO DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE.
14h30min: Reinicio das Confissões.

18/03 – TERÇA-FEIRA SANTA
07 horas: Viagem à Nova Jerusalém.

19/03 – QUARTA-FEIRA SANTA
19 horas: VIA SACRA.
Locais: Igreja Matriz, Capelas e Comunidades.

20/03 – QUINTA-FEIRA SANTA
08 horas: Santa Missa, Renovação dos Compromissos Sacerdotais e Bênção dos Santos Óleos.
Local: Igreja Catedral – Afogados da Ingazeira.
16 horas: LAVA PÉS e a SANTA CEIA DO SENHOR.
Local: Matriz de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.
Logo após a Santa Missa, adoração ao Santíssimo Sacrament.
19 horas: LAVA PÉS e SANTA MISSA.
Local: Capela do Sagrado Coração de Jesus – Jatiúca.

21/03 – SEXTA-FEIRA SANTA
DIA DE JEJUM E ABSTINÊNCIA
06 horas: Reinício da Adoração ao Santíssimo Sacramento.
08 horas: Celebração da Via Sacra em Jatiúca.
15 horas: CELEBRAÇÃO DA PAIXÃO E MORTE DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO,
Leituras, Beijo da Cruz, Comunhão e Procissão com as imagens de Nosso Senhor Morto e Nossa Senhora das Dores pelas ruas de nossa cidade.
19 horas: DRAMATIZAÇÃO DA PAIXÃO DE CRISTO
Local: Em frente à Igreja Matiz.

22/03 – SÁBADO SANTO
DIA DE PROFUNDO CILÊNCIO, Oração em Defesa da Vida.
AGUARDANDO A VIRGÍLIA PASCAL
21 horas: BÊNÇÃO DO FOGO NOVO, Círio Pascal.
Local: Rua Carolino Campos – Procissão até a Igreja Matriz.
SANTA MISSA DA VIRGILIA PASCAL.

23/03 – SOLENE CELEBRAÇÃO DA RESSUREIÇÃO DO SENHOR
09 horas: Santa Missa com os doentes e pessoas da 3º idade.
10h30min: CELEBRAÇÃO DO SACRAMENTO DO BATISMO
18h30min: Procissão com as imagens do Cristo Ressuscitado, saindo da Capela de São Pedro, Bairro são Pedro e de Nossa Senhora, saindo da Capela de São João, Bairro São João.
19 horas: Santa Missa
Local: Igreja Matriz.

sexta-feira, 14 de março de 2008

DIÁRIO DE PERNAMBUCO DESTACA O POTENCIAL DE SANTA CRUZ NA PRODUÇÃO DE RAPADURAS















A matéria foi publicada quarta-feira 12 de março, como forma de mostrar a economia das cidades do Sertão do Pajeú. “Santa Cruz da Baixa Verde / Terra da Rapadura”, foi o título da reportagem do DP, que destaca o nosso município como detentor de uma economia, “literalmente doce” e que preserva como símbolo econômico-cultural a rapadura fabricada artesanalmente. A reportagem trás ainda, relatos sobre a maior rapadura do mundo, que já alcançou “três mil quilos”, e a diversidade de sabores desenvolvidos na fabricação do doce.

FÓRUM PERNAMBUCO DA GENTE















Em parceria com o Instituto Exatta, o Diário de Pernambuco realiza mais um evento socioeconômico que, desta vez, coloca em discurso o desenvolvimento microrregional do Sertão do Pajéú.
O Território da Cidadania do Sertão do Pajeú (PE), com 13.350,30 quilômetros quadrados, é formado pelos municípios de Afogados da Ingazeira, Brejinho, Calumbi, Carnaíba, Flores, Iguaraci, Ingazeira, Itapetim, Mirandiba, Quixaba, Santa Cruz da Baixa Verde, Santa Terezinha, Serra Talhada, Sertânia, São José do Belmonte, São José do Egito, Solidão, Tabira, Triunfo e Tuparetama.
O Fórum Pernambuco da Gente tem como objetivo discutir junto aos prefeitos e comunidade os temas socioeconômicos de cada região e indicar potenciais e oportunidades de negócios.
O evento foi realizado no final de fevereiro e teve Afogados da Ingazeira como cidade sede do encontro que discutiu temas ligados ao desenvolvimento da Microrregião do Pajeú.
O Instituto Exatta colhe dados em pesquisa técnica e os resultados são apresentados e debatidos nos encontros.
Além dos prefeitos do Sertão do Pajeú, estiveram presentes representantes do Governo do Estado e do Tribunal de Contas Estadual (TCE).
Temas como: Democracia Participativa, Interação Administrativa e Interiorização do Desenvolvimento foram discutidos com o objetivo de aperfeiçoar a eficiência da gestão pública.
O representante do Governo do Estado, o secretário de desenvolvimento econômico, Fernando Bezerra Coelho, apontou os novos reflexos do novo momento econômico vivido por Pernambuco, que com os empreendimentos desenvolvidos em Suape (complexo industrial localizado nos municípios do Cabo de Santo Agostinho e Ipojuca), todos os municípios do Estado serão beneficiados com o repasse da cota-parte gerada pelo ICMS pago por ás indústria que ali se instalam.
Alguns prefeitos aproveitaram para cobrar agilidade nos repasses de recursos e conclusão de projetos que foram paralisados.

sexta-feira, 7 de março de 2008

PARABÉNS, IRMÃ ELMA!



Longe de suas raízes, Irmã Elma de Melo Ferraz, nossa conterrânea e freira franciscana conhecida de todos, tem destaque merecido no IV volume do livro – Mulheres que Mudaram a História de Pernambuco, de autoria do jornalista Carlos Cavalcante. A entrega do diploma foi no último 04 de março, no Auditório da Faculdade de Filosofia do Recife - FAFIRE.
Irmã Elma despertou sua vocação religiosa muito cedo e logo se destacou em nossa comunidade pelos trabalhos realizados como professora de catecismo de nossas crianças e adolescentes. Participava ativamente das celebrações religiosas (e ainda participa – quando de visita a terra natal), e dos movimentos juvenis liderados pelo JUCATSAN – Juventude Católica Santacruzense, grupo de jovens que fez história em Santa Cruz da Baixa Verde na década de noventa. Religiosa dedicada, hoje irmã Elma continua suas atividades cristãs na cidade de Limoeiro, no leste de Pernambuco, onde é conhecida pela maneira alegre, carismática, simples e humana de ser, realizando suas ações para o bem da comunidade. A irmã da ordem Franciscana de Maristela é a amiga voluntária, professora de alemão das crianças da Escola Professora Jandira de Andrade Lima (antigo CERU – Limoeiro). Ela os ajuda na escrita, na pronúncia, lê e traduz as cartas e músicas. Faz do sonho deles o sonho dela, repassando para nós um dos ensinamentos de Cristo: "Amai ao próximo como a ti mesmo".