sábado, 29 de maio de 2010

MARAVILHAS DA NATUREZA!

Para os amantes da natureza selecionamos algumas fotos da flora que predomina, nesta época do ano, no vasto verde que cobre as serras da Capital da Rapadura. Uma pequena mostra do quanto estamos pertos do espetáculo que a natureza nos reservas, mas que ás vezes deixamos passar sem perceber. Confira!

(Para ampliar clique na imagem)














Histórico fotográfico:
Assunto: Flora da Serra da Baixa Verde
Local: Santa Cruz da Baixa Verde-PE
Fotógrafo: Givanilson Magalhães
Câmera: Sony DSC-W180 10.1MP
Data: Maio de 2010

sábado, 22 de maio de 2010

CONSTRUINDO MURALHAS!

Em nossas andanças pela zona rural de nosso município encontramos um homem do campo que faz um trabalho ardoroso, porém impressionante.

Conhecido como o maior artesão de cercas de pedra bruta da Serra da Baixa Verde, o senhor Napoleão já nem se lembra mais quando principiou na confecção das cercas que limitam grande parte das propriedades rurais de nosso município.

Concentrado em um trabalho bastante pesado que consiste em arrancar pedras com picareta, carregar por distancias de até cinqüenta metros e amontoar artesanalmente, ele diz que costuma fazer todo esse serviço sozinho. Aos poucos ele vai amontoando toneladas de pedras de todos os tamanhos.

Terminado todo o trabalho é possível perceber uma obra de arte bastante interessante, em forma de muralha, que lembra as antigas construções erguidas pela Civilização Inca - povo que existiu na América do Sul até á invasão dos conquistadores espanhóis.

AGRICULTORES RECUPERAM ESTRADA

Devido a situar-se em uma região de altas serras as estradas que levam aos sítios São Gonçalo, Sítio Velho, Mundo Novo e Medéia são temidas até mesmo pelos mototaxistas mais audaciosos. Com as constantes depressões e ladeiras as dificuldades de se chegar de carro em qualquer um desses sítios existem visivelmente e por isso são evitadas pelos motoristas mais prudentes.
Assim, para amenizar as dificuldades os moradores daquela localidade resolveram recuperar por conta própria aquelas estradas. Reunidos em mutirão estão calçando com pedra bruta os locais mais acidentados o que tornará o acesso á região menos temeroso.

segunda-feira, 17 de maio de 2010

SECA VERDE!

Em Santa Cruz da Baixa Verde, como em outros municípios do Pajeú, por onde se andar a paisagem que se vê é de muito verde. As cacimbas, fontes de água duradoura que abastecem todo o município, estão com mais da metade de sua capacidade e não tem faltado pasto para o gado. No entanto, já não mais existe perspectiva de safra para o ano de 2010. É a "seca verde" que dá impressão de que há chuvas, diante da paisagem verde, mas as plantações não apresentam sustentabilidade, devido aos estios registrados na região.
Mesmo sem nenhum dado oficial sobre as perdas das plantações devido à falta de chuvas, em todo Sertão do Pajeú é fácil encontrar pequenos agricultores lamentando quebras nas safras. Os que apostaram nas poucas chuvas que caíram entre março e abril começam a amargar os prejuízos.
As tradicionais comidas de milho verde, que fazem parte da gastronomia local – milho cozido, canjica e pamonha, que nesta época é visto com fartura na mesa dos santa-cruzenses, este ano vem se destacando como novidade para os poucos conterrâneos que no momento puderam apreciar este tipo de comida.
Se o quadro meteorológico não mudar para os próximos meses, a previsão não é boa, pois com a estiagem a tendência é que as águas de poços e cacimbas venham a baixar. Como dependemos totalmente dessas águas para nossa subsistência, resta-nos pedir aos céus que o tempo mude e o inverno de 2011 venha mais cedo. Assim, estaremos seguros de que ninguém da nossa região correrá o risco de passar sede em terras brejeiras.

POSTES DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA


Passeando pelo centro da cidade na tarde de ontem, foi possível verificar que os postes de iluminação pública da Praça da Matriz permanecem acesos dia e noite. Sabendo que já faz um bom tempo que essa situação perdura, aproveitamos a oportunidade para alertar a administração municipal a necessidade de resolver o caso, afinal, economizar energia é dever de todos.

segunda-feira, 10 de maio de 2010

DIA DAS MÃES COM HOMENAGENS, MUITOS PRESENTES E MÚSICA AO VIVO

Graças à ação da Prefeitura Municipal, junto a sua Secretaria de Cultura e comércio local, o Dia das Mães foi comemorado com muita festa em Santa Cruz da Baixa Verde. O evento aconteceu na tarde de ontem, no Tropical Dance e teve uma programação recheada de homenagens, sorteios e saudosas canções de amor.
Ao som do Grupo de Seresta de Alexandre Nonato, as mães se emocionaram com canções que as homenageavam, como também com a boa vontade e delicadeza dos organizadores do evento.
No próximo sábado o grupo de seresta e a equipe organizadora estarão na Escola Artur Viana Ribeiro - no distrito de Jatiúca, às 2 horas da tarde, distribuindo presentes e homenageando as mães daquela localidade.

CICLOVIAGEM PELA ROTA DO CANGAÇO

Aos interessados em patrocinar Cicloviagem pela Rota do Cangaço, estamos postando este e-mail que nos foi enviado por Anderson França. Segundo Anderson a idéia dele é registrar todo o percurso com fotos e filmagens e depois divulgar na mídia. Acompanhe a mensagem:

Olá, Givanilson e Giovani!

"Bom dia, estamos organizando um grupo de pessoas que pretende fazer uma cicloviagem passando pelas cidades da Rota do Cangaço em Pernambuco (São José do Egito, Afogados da Ingazeira, Triunfo, Santa Cruz da Baixa Verde, Serra Talhada e São José do Belmonte), onde sairemos de ônibus de Recife até a primeira cidade onde pernoitaremos e no outro dia logo cedo sairemos de bike para as outras cidades (pernoitando em cada uma delas). A idéia é registrar tudo no caminho por fotos e filmagem e depois divulgar o conteúdo através de meios de comunicação. Ainda não temos números de pessoas (acredito que no máximo serão seis pessoas) e data prevista, mas acreditamos que seja no início do segundo semestre de 2010. Estou entrando em contato porque estamos atrás de patrocinadores ou ainda alguém que possa de alguma forma ajudar (através de hospedagem ou acampamento ou alimentação). Se puder, por favor divulguem este informativo e/ou repassem se souber de alguém que possa de alguma forma contribuir. Estou disponível para maiores esclarecimento. Desde já agradeço a atenção".

Anderson França Ferreira
Rua da Regeneração, 1250 B2/304 Arruda
CEP: 52120-300 Recife-PE Brasil
Email: anderff1@gmail.com
Res.: 81-3443-4800
Cel.: 81 - 8780-8382

quinta-feira, 6 de maio de 2010

IGD – SANTA CRUZ DA BAIXA VERDE CONTINUA LÍDER DO PAJEÚ

Objetivando descobrir o nível de motivação dos que trabalham nos bastidores dos programas sociais do nosso município, que a um bom tempo vem se destacando como a equipe mais eficiente entre os municípios do Pajeú, fomos até a Secretaria de Ação Social onde encontramos um ambiente com funcionários sorridentes comprometidos com as funções que executam e com uma motivação contagiante o suficiente para nos sentirmos muito a vontade.

Lá tivemos a informação de que a gestão municipal não mede esforços para investir no setor de cadastros do Bolsa Família, através de capacitação dos funcionários, modernização do sistema e internet com qualidade que permite enviar dados e informações de cadastros em tempo hábil.

“Para melhor atender a população beneficiária do “Bolsa Família” a gestão municipal de Santa Cruz da Baixa Verde vem investindo na união das Secretarias de Educação, Saúde e Ação Social e tem dado certo. A prova disso é o resultado que estamos colhendo com a liderança no IGD mais uma vez”. Afirmou Inácio Ramos – Secretário de Ação Social.
Esta semana, o Blog do Sertão - um dos mais acessados da região, e que vem acompanhando o IGD dos municípios do Sertão do Pajeú desde 2009, voltou a destacar Santa Cruz da Baixa Verde como líder absoluto do IGD.
Acompanhe postagem feita pelo companheiro Igor Mariano:

“Afogados da Ingazeira está mais uma vez classificada entre os piores IGD´S do Pajeú, desta feita ocupa a 12º colocação, superando apenas cinco municípios da região. Dentre outros destaques do levantamento vale ressaltar o primeiro lugar absoluto de Santa Cruz da Baixa Verde, que se mantém no topo da lista há muito tempo. Tabira, após ocupar a última posição por longo período, teve uma leve subida e deixou a lanterna na mão de Solidão. Confira abaixo tudo sobre a nova lista apresentada com exclusividade pelo Blog do Sertão”.

O que é o IGD?

O Índice de Gestão Descentralizada - IGD é um índice, ou seja, um número que varia de 0 (zero) a 1 (um). Por meio dele, o Ministério do Desenvolvimento Social - MDS avalia o desempenho de cada município nas ações de cadastramento e atualização dos dados do Cadastro Único (Bolsa Família) e de acompanhamento das condicionalidades de saúde e educação. Quanto melhor a avaliação de cada um desses itens, maior será o IGD do município e maior o valor a receber.

Para calcular o IGD quais os dados que são considerados?

* a qualidade das informações do Cadastro Único;
* a atualização da base de dados do Cadastro Único;
* as informações sobre o cumprimento das condicionalidades na área de Educação;
* as informações sobre o cumprimento das condicionalidades na área de Saúde.

Confira o ranking de Janeiro / 2010

1 - Santa Cruz da Baixa Verde - 0,92
2 - Triunfo - 0,90 / Itapetim - 0,90
4 - Calumbi - 0,87 / São José do Egito - 0,87
6 - Iguaraci - 0,86 / Serra Talhada - 0,86 / Ingazeira - 0,86
9 - Tuparetama - 0,85 / Brejinho - 0,85
11 - Carnaíba - 0,84
12 - Afogados da Ingazeira - 0,83 / Santa Terezinha - 0,83
14 - Quixaba - 0,80 / Tabira - 0,80
16 - Flores - 0,78
17 - Solidão - 0,77

SPORT! PENTACAMPEÃO PERNAMBUCANO! PERNAMBUCO EM PRIMEIRO LUGAR!

Aos conterrâneos apaixonados pelos clubes de futebol do Sul do país devido a grande influência e manipulação da mídia daquela região, lembramos que o Campeonato Pernambucano terminou ontem e teve como campeão o Sport Club do Recife em um jogo eletrizante, transmitido pela Globo Nordeste.
Precisando apenas de um empate com o Sport, após vencer o primeiro jogo da final por 3 a 2, nos Aflitos, o Clube Náutico Capibaribe não conseguiu segurar o time rubro-negro ontem na Ilha do Retiro e terminou entregando o título ao leão ao perder por um placar de 1 a 0, com gol marcado ainda no primeiro tempo.
Mesmo tendo sido do Sport o título pernambucano de 2010, o nosso aplauso vai para os poucos torcedores rubro-negros, alvirrubros ou tricolores pernambucanos da “Capital da Rapadura” que sintonizaram ontem a final do campeonato pernambucano, afinal o nosso lema é Pernambuco em primeiro lugar!