quinta-feira, 31 de março de 2011

TODOS POR PERNAMBUCO

Após fazer contato com o nosso Blog a assessoria de imprensa do governador Eduardo Campus convidou-nos a participar de palestra prévia sobre a sequência dos Seminários Regionais do Projeto Todos por Pernambuco.
A ação norteará o planejamento do Estado para os próximos quatro anos e, além do governador Eduardo Campos e do vice-governador João Lyra Neto, todos os secretários de Estado estarão envolvidos com o seminário. A visita está sendo realizada nas 12 Regiões de Desenvolvimento de Pernambuco, já tendo passado em Petrolina (Sertão do São Francisco), Araripina (Sertão do Araripe) e Salgueiro (Sertão Central).
As próximas paradas da caravana serão hoje em Petrolândia (Sertão de Itaparica), amanhã em Serra Talhada (Sertão do Pajeú) e Arcoverde (Sertão do Moxotó), no sábado, dia 02/04.

Postado por Givanilson Magalhães

POSTES AMEAÇAM MORADORES


Alertamos a Celpe e o poder público sobre a existência de três postes de iluminação pública fixados em locais inadequados. Atrapalhando a motoristas e pedestres os postes apresentam uma séria ameaça não somente aos condutores de veículos como também aos moradores que residem nos arredores, pois em caso de colisão poderá trazer prejuízos a motoristas e residentes. Os postes estão nas seguintes localidades: Rua Ananias Correia (transversal com a Rua Santa Luzia), Rua João Cândido de Lima (bairro São Pedro) e Rua João Gomes de Lima (próximo a Casa de Saúde).

Postado por Givanilson e Giovani Magalhães

quarta-feira, 30 de março de 2011

NÚMEROS DAS CHUVAS

Continua chovendo em Santa Cruz da Baixa Verde. Segundo o Instituto Agronômico de Pernambuco – IPA, para a chuva da última segunda-feira foi registrado 39 milímetros de índice pluviométrico. Para ontem, quando o maior índice de chuva registrado no Estado foi de 18,4 mm para município de Quixaba, o ITEP/LAMEPE registrou para Santa Cruz da Baixa Verde apenas 4 milímetros.

Postado por Givanilson Magalhães

segunda-feira, 28 de março de 2011

INVERNO


Ao que parece o período de chuvas regulares está de volta a Santa Cruz da Baixa Verde.
No último sábado o Instituto de Tecnologia de Pernambuco- ITEP registrou uma chuva de 42 milímetros. Na noite do domingo (ontem) também voltou a chover e desta vez o registro foi de 21 mm.
Segundo informações publicadas no diário de Pernambuco, para o mês de abril o Laboratório de Meteorologia de Pernambuco (Lamepe/Itep) prevê para alguns setores mais ao sul do sertão do Pajeú (Sul do Pajeú, conforme mapa/localização, Santa Cruz da Baixa Verde e outros)chuvas acima da média.

Postado por Givanilson Magalhães

domingo, 27 de março de 2011

ÁGUAS DE MARÇO DILUEM VERÃO


À noite de ontem foi de alegria para os que aguardavam mudança no tempo. Uma chuva demorada abrandou o clima de verão que vinha tomando conta dos dias de março.

Postado por Givanilson Magalhães

SERESTA ITINERANTE


Os amantes da boa música e casais apaixonados de Santa Cruz da Baixa Verde participaram de mais uma apresentação de seresta itinerante. Por volta das 21 horas, de ontem, uma multidão acompanhou, em cortejo, os músicos do Projeto Via das Artes – SESC, que retornaram a “Capital da Rapadura” e com um repertório de canções que instigam saudades de tempos de outrora percorreram as ruas do centro da cidade.
Segundo informou o secretário de cultura do município, que é quem faz os contatos com o grupo de serestas, dependendo da participação do público, as serestas continuarão acontecendo mensalmente.

Postado por Givanilson e Giovani Magalhães

FIÉIS DA ZONA RURAL

De passagem pelo Sítio Lagoa das Dores encontramos já atuando nas comunidades rurais o Padre Mairton Marques. No momento, Padre Mairton celebrava missa na escola municipal da localidade e adiantou-nos que era a sua primeira visita aquela comunidade. De lá partiria para nova celebração no Sítio São Gonçalo. O novo sacerdote assumiu a Paróquia de Nossa Sra. do Perpétuo Socorro em fevereiro deste ano.

Postado por Givanilson Magalhães

COLHEITA

Apesar do verão visto neste mês de março muitos agricultores do nosso município vivem a expectativa de uma colheita animadora. As imagens, acima, captadas na zona rural, mostram que enquanto alguns vivem a ansiedade de verem suas roças florescerem, outros já estendem o feijão para secagem e debulha.

Postado por Givanilson Magalhães

SEM INTERNET

Os assinantes da prestadora de serviços de internet “OLITECH” estão descontentes com o sinal fornecido pela prestadora. Desde o dia de ontem que os assinantes de Santa Cruz da Baixa Verde não conseguem acessar a internet.

Postado por Givanilson Magalhães

ANIVERSÁRIO DA PARÓQUIA

Na última sexta-feira a comunidade católica de Santa Cruz da Baixa Verde lotou a Matriz de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro para celebrar, com missa solene, a instalação dos 13 anos de nossa paróquia. Na ocasião também foram lembrados os 32 anos de ordenação sacerdotal do Padre José Viana, os 18 anos de ordenação diaconal do Padre Edilberto e os 2 anos de ordenação sacerdotal do Padre Mairton Marques.
A Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro foi instalada em 25 de março de 1998, com a participação direta do frade franciscano Frei Lucas Dolle e do bispo diocesano Dom Francisco Austregésilo.
A celebração foi encerrada com uma procissão com velas pelas ruas da cidade, bênção final em frente à Matriz e corte de bolo comemorativo.

Postado por Giovani Magalhães

sexta-feira, 25 de março de 2011

ANIVERSÁRIO DA PARÓQUIA


A Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, completará nesta sexta-feira (25), 13 anos de instalação. Na ocasião será realizada Missa Solene na Igreja Matriz às 19 horas. Pelo calendário litúrgico a Igreja também celebra neste dia a Festa da Anunciação do Senhor. A convite do Padre Mairton o Padre José Viana presidirá a celebração e também festejará conosco seu 32° Aniversário de Ordenação Sacerdotal.


Postado por Givanilson e Giovani Magalhães

quarta-feira, 23 de março de 2011

DOCUMENTOS GRATUITOS


A Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Secretaria Executiva de Justiça, através de Gerência de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, juntamente com a Prefeitura Municipal de Santa Cruz da Baixa Verde, através de sua Secretaria de Ação Social, comunica a todos que hoje, 23 de março, estará expedindo gratuitamente os seguintes documentos:
100 CARTEIRAS DE TRABALHO;
150 REGISTROS DE NASCIMENTOS, 1ª E 2ª VIAS, DE QUALQUER ESTADO DA FEDERAÇÃO;
CONFECÇÃO DE CARTEIRAS DE IDENTIDADES;
FOTOGRAFIAS PARA CONFECÇÃO DA REFERIDA DOCUMENTAÇÃO.

Os trabalhos serão executados na sede do Pro Jovem, ao lado da prefeitura, durante todo o dia.

Atenciosamente,
Inácio Ramos
Secretário de Ação Social


Postado por Giovani Magalhães

VEREADOR DENUNCIA CRIME AMBIENTAL EM SANTA CRUZ DA BAIXA VERDE

Segundo ele, o lixo de Triunfo está sendo despejado no rio que deságua na cidade

O presidente da Câmara de Vereadores de Santa Cruz da Baixa Verde, Metódio Gomes (PR) denunciou ao Ministério Público do Estado de Pernambuco (MPPE) a existência de um enorme lixão no Sítio Bazé, zona rural do município, próximo a nascente das águas do rio que banha a cidade. Segundo o vereador, o rio sofre agressões diariamente com o despejo do lixo oriundo de Triunfo. Metódio afirmou que o problema é antigo e a prática delituosa se repete com frequência.
No dia em que se comemorou o Dia Internacional da Água, Metódio pediu socorro às autoridades no sentido de adotar providência em relação ao problema que não atinge somente Santa Cruz. Ele cobrou a fiscalização dos órgãos competentes e a elaboração de um projeto de proteção do local. Um ofício foi elaborado pela Casa Expedito Vicente da Silva e, enviado a Promotora de Justiça de Triunfo, Dra Isabelle Barreto, pedindo medidas para sanar os estragos ao meio ambiente.

FONTE:
Itamar França

Postado por Givanilson Magalhães

terça-feira, 22 de março de 2011

SANTA CRUZ DA BAIXA VERDE – UMA CIDADE ESQUECIDA PELA COMPESA

Neste 22 de Março, dia dedicado a Água, estamos lembrando que Santa Cruz da Baixa Verde é a “ÚNICA CIDADE DE PERNAMBUCO” que não conta com a prestação de serviços de abastecimento de água pela Companhia Pernambucana de Saneamento – Compesa.
Simplesmente caímos no esquecimento e já contamos 15 anos sem recebermos em nossas torneiras “ÁGUA DEVIDAMENTE TRATADA” por técnicos qualificados. Durante todo esse tempo os moradores saciaram a sede através da distribuição feita pelo chafariz público municipal, escavando poços particulares ou aderindo aos abastecimentos feitos pela iniciativa privada.
O projeto de recuperação da rede de abastecimento da Compesa, que teve ordem de serviço assinada há exatos dois anos, em visita do governador a nossa cidade, não foi concluído.
Resta-nos aguardarmos pacientemente pela finalização das obras da transposição. Assim, quem sabe, o Governo do Estado regulariza essa situação que, parece não ser, mas, é um sério problema de “SAÚDE PÚBLICA!”

Postado por Givanilson Magalhães

segunda-feira, 21 de março de 2011

ATO EM FAVOR DA ÁGUA

Hoje pela manhã, na feira livre de Santa Cruz da Baixa Verde, aconteceu um ato público em comemoração ao dia mundial da água. O evento aconteceu no pátio da feira agroecológica, ao lado da igreja matriz e reuniu alunos de escolas do município, representantes de Associações, Sindicato, Prefeitura e Igreja Católica.
A programação contou com apresentações culturais, exposição de trabalhos realizados nas escolas, homenagens, debates e conscientização da população a respeito deste bem tão precioso.

O ato público também lembrou a precariedade do abastecimento de água no nosso município fazendo daquele momento um alertar para o poder público e conscientização dos moradores sobre os riscos da falta de água.

O Padre Mairton Marque relacionou o ato público com o tema da Campanha da Fraternidade 2011, “Fraternidade e Vida no Planeta” citando a preservação ambiental como um dos recursos mais importante em defesa do meio ambiente e conseqüentemente da água.

Postado por Giovani Magalhães

PADRE ROGÉRIO CAPOTA VEÍCULO

Segundo informações da rádio “A Voz do Sertão”, o padre Rogério Nunes Marinho, sofreu um acidente de trânsito na PE 320, no último sábado (19), a sete quilômetros da cidade de Flores. Mesmo tendo capotado o carro, padre Rogério - que é natural de Santa Cruz da Baixa Verde, saiu ileso. O veículo é um Fiat Uno pertencente à Diocese de Afogados da Ingazeira e possui seguro.

POBREZA - CESTAS BÁSICAS

Uma nota sobre a entrega de cestas básicas, divulgada ontem pelo Diário de Pernambuco, cita Santa Cruz da Baixa Verde entre as cidades mais pobres de Pernambuco. Acompanhe.
O Comitê da Ação da Cidadania Pernambuco Solidário entrega neste domingo (20) cerca de 300 cestas básicas, beneficiando aproximadamente 1,5 mil pessoas. São famílias que residem nos municípios de Alagoinha, Santa Cruz da Baixa Verde e Verdejante.
Os alimentos foram arrecadados pelos voluntários do Comitê ao longo do mês de fevereiro e também em várias prévias de carnavalescas, como o desfile do bloco Brinque na Paz.
As cidades escolhidas estão entre as mais pobres do Estado e tem em comum a difícil convivência com a seca e a escassez de água para beber e produzir alimentos, que leva ao risco permanente de se passar fome.

FONTE: Redação diariodepernambuco.com.br

domingo, 20 de março de 2011

SERRA TALHADA – MOSCA BRANCA


O alto índice de incidência do inseto conhecido com mosca branca tem assustado moradores e agricultores da cidade de Serra Talhada. Nas últimas semanas a terra do Xaxado foi tomada pelo inseto que se espalhou pelas árvores do tipo fícus, muito difundida na região. A árvore que era conhecida por sua resistência, agora está infestada pela mosca branca pegando muitos de surpresa.
De acordo com o Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente Rafael Oliveira a mosca branca é de combate extremamente difícil; mesmo com as ações de combate mais imediatas. Ele disse que o inseto é oriundo da zona rural e que é preciso elaborar um estudo de controle mais eficaz, atribuindo a praga no município ao uso incorreto de agrotóxico e a chamada poda indevida.
O secretário adjunto de agricultura Adelmo Pereira explicou ao comunicador Francys Maya que a mosca branca se alimenta de plantas e não deve causar nenhum tipo de doença mais grave no ser humano, exceto algumas alergias. Ele lembrou que o inseto é mais comum na zona rural, porém se adaptou a zona urbana, devido a plantios e as árvores tipos fícus que fazem sombras.

FONTE: Itamar França

AFOGADOS DA INGAZEIRA - DENGUE

A Coordenadora de Epidemiologia da Secretaria de Saúde de Afogados da Ingazeira, Madalena Brito, confirmou em primeira mão no Programa Comando Geral da Rádio Pajeú que o município está enfrentando uma epidemia de dengue. Foram notificados 540 casos com suspeita de dengue, sendo 66 clássicas e 03 hemorrágicas. Com a gravidade do problema a Secretaria de Saúde confirmou a volta do carro fumacê para combate ao mosquito.
Os setores ligados à saúde em Afogados e região já estão mobilizados para conseguir leitos que serão instalados nos corredores do Hospital Regional Emília Câmara e da Casa de Saúde do município.

FONTE: Radialista Aldo Vidal

sábado, 19 de março de 2011

DIA DE SÃO JOSÉ





Hoje, 19 de março, dia de São José, a Comunidade Católica do Sítio Paus Brancos, na zona rural de Santa Cruz da Baixa Verde, celebra o seu Padroeiro. O novenário a São José acontece desde a semana passada, na Capela dedicada ao Santo, e vem sendo celebrado com muitas festividades.

sexta-feira, 18 de março de 2011

PROJETO BROTINHOS DO RIACHO OLHO D’ÁGUA

Situadas em uma área privilegiada caracterizada pela paisagem da região Semiárida de Pernambuco, as comunidades ao longo do Riacho Olho D’Água desfrutaram durante muito tempo dos benefícios de uma fonte de água constante. O riacho, que abriga em seu entorno várias comunidades, é uma fonte de água para beber, cozinhar e tomar banho, e local de atividades que ao longo dos anos foram causando sua degradação, como a lavagem de roupas e o lançamento inapropriado de lixo e dejetos. A redução do fluxo e volume de água, causado em grande parte pela erosão da vegetação ao longo de sua margem e pela poluição da água, levou grupos locais a tomarem medidas para reverter os danos ambientais.

Em 2002, uma parceria entre o Movimento de Mulheres Trabalhadoras Rurais, o Centro de Educação Comunitária Rural e o Sindicato de Trabalhadores Rurais de Santa Cruz da Baixa Verde, introduziram a revitalização do riacho. Visitas às famílias locais foi o primeiro passo desta ação, numa tentativa de educá-las sobre as consequências ambientais causadas por práticas existentes na comunidade. Mutirões foram organizados para a remoção do lixo, áreas de lavanderias especiais equipadas com sistema de filtragem de água foram construídas, e criou-se campanhas de informação e oficinas educativas. Professores de escolas locais, o governo municipal e a Universidade Federal de Pernambuco também participaram dos esforços. O projeto buscou focar nas necessidades e realidades específicas da população local e do meio ambiente. Pesquisas sobre a realidade sócioeconômica, bem como a avaliação das condições ambientais e de espécies nativas da região serviram de base para suas ações.
Um dos maiores desafios encontrados foi persuadir a comunidade local sobre a importância de que a água é um recurso limitado para convencê-los a mudar os padrões de comportamento enraizados. A educação tem um papel crucial a desempenhar nestes esforços, mas segundo Daniel Ferreira, Assessor de Comunicação, e Rivaneide Almeida, Assessora Técnica do CECOR, “o diálogo com o poder público para inserção da temática ambiental contextualizada com o Semiárido na matriz curricular das escolas públicas” permanece um desafio.
É neste aspecto da educação que a BrazilFoundation procurou colaborar, selecionando para apoio em 2010 o projeto “Brotinhos do Riacho Olho D’Água”, desenvolvido pela comunidade do Riacho Olho D’Água e a CECOR. O projeto visa capacitar jovens para atuarem como líderes comunitários com “a proposta de desenvolver um ‘pensar’ ambiental em conjunto com esses jovens, através de um processo formador participativo que tenha esses grupos como protagonistas do Brotinhos do Riacho Olho D’Água. Os jovens têm um grande potencial de mobilização e capacidade para a multiplicação dos saberes e conhecimentos,” comentam Rivaneide e Daniel.
O apoio da BrazilFoundation também possibilitará a construção de estufas comunitárias para o cultivo de plantas nativas, visando a recuperação da mata ciliar, além de proporcionar oportunidades de geração de renda para as famílias e alunos envolvidos no projeto.
A experiência do Riacho Olho D’Água mostra que, longe de estarem em conflito com o desenvolvimento econômico, a preservação e a conscientização ambiental podem ser a solução para a melhora da qualidade de vida e a sustentabilidade. Pode-se observar também como soluções locais para problemas locais podem se beneficiar muito de apoio externo, como o proporcionado pela BrazilFoundation.

Por Nara Gomes - Nascida em Poços de Caldas, Minas Gerais. Nara Gomes é voluntária da BrazilFoundation em Nova York e recentemente concluiu seus estudos de mestrado em Ciência Política na Columbia University (FONTE: CECOR)

ATO PÚBLICO CELEBRA DIA MUNDIAL DA ÁGUA

A ONU (Organização das Nações Unidas) prevê que, até em 2050, 2 bilhões de pessoas sofrerão com a escassez de recursos hídricos. Dados como esses têm chamada atenção da população e de organizações em todo o planeta. Preocupados como essa situação, o CECOR, Movimento de Mulheres Trabalhadoras Rurais do Sertão Central e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santa Cruz da Baixa Verde realizarão um Ato Público para chamar atenção das autoridades e celebrar o Dia Mundial da Água. O evento acontece em frente a Igreja Matriz de Santa Cruz da Baixa Verde nesta segunda-feira (21) a partir das 8 horas.
Uma vasta programação foi preparada para comemorar o Dia da Água, que é celebrado no dia 22 de março em todo o mundo. Palestras, apresentações culturais e atividades lúdicas foram preparadas para o público. O encerramento acontece às 11h. A organização espera 300 pessoas no evento.
A cidade de Santa Cruz da Baixa Verde foi escolhida, porque a população e movimentos sociais já vêm desenvolvendo um trabalho de revitalização no Riacho Olho D’Água, que desemboca no Rio Pajeú. Ações de educação ambiental, limpeza das margens e recuperação da mata ciliar estão sendo desenvolvidas no local.
O evento recebe o apoio da BrazilFoundation, União Européia e Serviço Internacional.

FONTE: CECOR - Centro de Educação Comunitária Rural

quinta-feira, 17 de março de 2011

COZINHA COMUNITÁRIA


Em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome a Prefeitura Municipal de Santa Cruz da Baixa Verde aguarda a conclusão de mais uma obra. Uma Cozinha Comunitária está sendo construída no Bairro São João (Bairro do Ginásio) com previsão de trazer novos benefícios ao município.
As Cozinhas Comunitárias são Unidades de Alimentação e Nutrição com produção mínima de 200 refeições por dia, e com funcionamento de no mínimo 05 dias por semana. Sua operacionalização pode ser assumida por Organizações Comunitárias inseridas em programas municipais e/ou estaduais de geração de trabalho e renda. Têm como objetivos gerais incentivar e apoiar a implantação de Unidade de Alimentação e Nutrição - UAN, para produção, em ambientes adequados, de refeições de qualidade e compatíveis com os requisitos para uma alimentação saudável e uma vida digna, respeitando as diferenças regionais proporcionando, assim, aos segmentos mais vulneráveis à fome acesso a uma alimentação saborosa, saudável, diversificada, econômica e rica em nutrientes.
Na unidade de Santa Cruz da Baixa Verde estão sendo investidos R$ 238.388,29 e a previsão de término da obra está marcado para 01 de julho.

QUADRA DE ESPORTES




As fotos que tiramos na Quadra de Esportes do Bairro do Ginásio denunciam descuido para com a unidade poliesportiva. Ainda sem cobertura e vigilância o vandalísmo tomou conta do local. Alguém precisa fazer alguma coisa...

terça-feira, 15 de março de 2011

ÁGUAS DE MARÇO

Depois das chuvas regulares que caíram nos meses de janeiro e fevereiro (191 mm e 108 mm para o nosso município), o mês de março tem se mostrado difícil para com os que aguardam suas águas. Nessa primeira quinzena do mês o Instituto Agronômico de Pernambuco – IPA, registrou para Santa Cruz da Baixa Verde apenas 8 mm de chuvas, ou seja, duas garoas de 4 mm cada.
Para os agricultores mais confiantes a espera mais concisa segue até 19 de Março – dia de São José, quando a Lua mudará de Crescente para Cheia.

ALTO PAJEÚ - PE 320


Depois de muitas cobranças para que a PE 320 fosse recuperada, finalmente os trabalhos de restauração da rodovia que liga Serra Talhada a cidades do Alto Pajeú (Calumbi, Flores, Afogados da Ingazeira, São José do Egito...) começam a mostrar resultados. Segundo informações, a previsão é de que até o mês de junho as obras de recapeamento da estrada já estejam concluídas.

segunda-feira, 14 de março de 2011

GABARITO

A empresa Metta Concursos & Consultoria Ltda, organizadora do Concurso Público do Município de Santa Cruz da Baixa Verde, publicou nesta segunda-feira (14), os gabaritos preliminares das provas objetivas realizadas ontem. O gabarito é preliminar e está sujeito a recursos administrativos, conforme prazo estabelecido no edital. Acompanhe a divulgação dos gabaritos através do endereço: www.mettaconcursos.com.br

domingo, 13 de março de 2011

CONCURSO PÚBLICO MUNICIPAL

Centenas de candidatos de Santa Cruz da Baixa Verde e outras cidades do nordeste participaram da seleção púbica para provimento de vagas na Prefeitura Municipal de Santa Cruz da Baixa Verde. Ao todo 1.518 candidatos se inscreveram para concorrer a 130 vagas mais cadastro de reserva. As provas foram realizadas nas escolas da rede pública estadual local e nas escolas municipais. As informações que temos é que o processo seletivo ocorreu normalmente e que os candidatos já estão na expectativa da publicação do gabarito que, segundo edital, sairá em no máximo 48 horas.

sábado, 12 de março de 2011

PASSARINHO: UM EX-CANGACEIRO DE LAMPIÃO

"Atentos a importância de se recuperar informações que enriqueçam a história de nosso município ou de santa-cruzenses que se destacaram no cenário histórico de tempos de outrora, estamos postando esse artigo redigido pelo pesquisador Eudes Donato.
Agradecemos ao querido amigo triunfense André Vasconcelos, que vez ou outra nos envia achados como este".


Marcos de Lima (Passarinho) nasceu em Santa Cruz, antes distrito de Triunfo-PE, em 22 de setembro de 1903. Começou cedo no cangaço com idade de 16 anos em 1919, ainda no comando do cangaceiro Sinhô Pereira (Lampião ainda não havia formado o seu bando).
Posteriormente, Sinhô Pereira confia entregar o comando a Lampião e vai embora para Goiás onde seus familiares tinham propriedades, isso mais ou menos por volta de 1921. Logo em seguida, são formados novos grupos de cangaceiros para dar sustentação ao grupo de Lampião.

Passarinho entra num desses grupos comandado por Cícero Costa, ou Ciço Costa (um Paraibano) que agia na região de Conceição de Piancó PB. Eles e Ciço Costa participaram do bando de Lampião em várias ocasiões. Esse seu chefe imediato era um grande conhecedor de farmácia natural, o médico do bando.

Muitas pessoas acham que Passarinho conviveu diretamente com Lampião. Não, ele teve vários encontros com o rei do cangaço, inclusive participando de alguns ataques como na propriedade de José Trajano, localizada no município de Conceição PB, com o seu chefe tomando-lhe rifle e dinheiro em 06 de Julho de 1921.

Existiram dois Passarinhos no cangaço, por isso que algumas publicações citam: Passarinho l e Passarinho 2, (era costume quando algum morria ou era preso, se colocar o nome de outro que estava chegando e com semelhança ao mesmo, batizar de fulano l e fulano 2, e este Passarinho é claro e evidente foi o nº l.

Nessa vida tirana, Passarinho viveu 3 anos e 7 meses no cangaço, até quando foi preso em 24 de dezembro de 1923. Foi recolhido a cadeia de *Princesa e sendo condenado pelo júri local a 29 anos e 9 meses de prisão.

Fora preso e condenado por haver assassinado naquele ano, mais precisamente no dia 17 de dezembro do corrente ano, num local chamado Caracol do município de Conceição do Piancó PB, Raimundo Nogueira a quem roubara-lhe sua roupa e algum dinheiro. Seis dias após o acontecido, o irmão de Raimundo surpreende Passarinho nas adjacências da povoação de Patos, município de Princesa.

Passarinho estava justamente com as roupas do seu irmão Raimundo, este saca de uma arma e atinge Passarinho. O seu companheiro Juriti, num vacilo de Raimundo, por trás dá-lhe uma pancada na cabeça e termina o ato dando-lhe várias facadas. Passarinho, ferido, entra na povoação gritando: - Acabam de matar um homem e me feriram também, (pra ver se enganava os soldados). Banhado de sangue dos ferimentos, recebe voz de prisão, não por obediência a lei, pois era valente, mas pelos disparos recebido.

Recebendo ameaças de morte é transferido para João Pessoa onde cumpriu 7 anos e 9 meses de prisão. Vem pra Campina Grande, depois Pocinhos (é quando conhece sua futura esposa dona Petronilha, mais conhecida por dona Pitu.

Casa-se em Campina Grande e vem morar em Areial, pois dona Pitu tinha familiares residindo aqui. Não teve filhos, mas criou um filho adotivo (Arinaldo) do qual ganhou três netos (uma mulher e dois homens ).
Em Areial, viveu por mais de sessenta anos. Faleceu no dia 15 de agosto de l998, aos 95 anos, e seus restos mortais estão no cemitério local. Sua esposa dona Petronilha Maria de Araújo, nasceu no dia 23 de setembro de 1917 e faleceu em 19 de Agosto de 2004 em Areial, aos 86 anos e onze meses, e seu sepultamento também foi no cemitério local.

São vários livros e jornais que citam o nome ou fizeram manchete com o nome de Passarinho.

Trecho extraído do livro: “Passarinho: um ex-cangaceiro de Lampião em Areial” (ainda em acabamento de autoria do pesquisador, Eudes Donato)

FONTE: Blog Lampião Aceso

IPA TESTA NOVA VARIEDADE DE CANA-DE-AÇÚCAR EM SANTA CRUZ DA BAIXA VERDE

A primeira edição do telejornal ABTV da TV Asa Branca, mostrou uma reportagem sobre nova variedade de cana-de-açúcar que está sendo desenvolvida pelo Instituto Agronômico de Pernambuco – IPA e testada no município de Santa Cruz da Baixa Verde. Segundo a reportagem e de acordo com o IPA, a cana comum plantada no município produz 40 toneladas de rapadura por hectare (10.000 metros quadrados). Já a nova variedade de cana - conhecida como “RB”, produz 100 toneladas por hectare. Cada 100 quilos de cana comum produz 36% de caldo. Já para a nova variedade o percentual é de 43% de caldo.
Segundo Fernando Nogueira – gerente regional do IPA, os estudos garantem a viabilidade desta cana para o nosso município, pois a planta tem muita resistência a seca, pragas, doenças e principalmente na questão do rendimento e produção.
Entre as propriedades beneficiadas com a nova cana, está a do Sr. Francisco Adriano da Silva, que comprovou que a nova cana é mais rentável.

sexta-feira, 11 de março de 2011

CONCURSO – PREFEITURA MUNICIPAL


São grandes as expectativas para a realização das provas do concurso público para provimento de vagas na Prefeitura Municipal de Santa Cruz da Baixa Verde. Segundo informações da Metta Concursos, empresa que ganhou o certame para gerir o concurso, as provas serão realizadas no próximo domingo 13 de março. O número de inscritos chegou ao total de 1.518 candidatos, onde os cargos mais concorridos são para merendeira - 69 candidatos por vaga, Enfermeiro do PSF – 61 candidatos por vaga e vigia – 50 candidatos por vaga. Ainda segunda a Metta os cargos menos concorridos são para Médico Pediatra – 02 vagas para 0 candidatos, Médico PSF – 05 vagas para 02 candidatos e Médico Cirurgião – 01 vaga para 01 candidato.
Alertamos aos candidatos de outros Estados que estão utilizando o e-mail do nosso Blog para obter informações que:
*Santa Cruz da Baixa Verde está localizada no Sertão do Pajeú e o ponto referencial é a cidade vizinha de Serra Talhada-PE, que fica a apenas 25 Km do nosso município, com acesso pela PE 365 – para quem vem pela BR 232.
*Sobre hospedarias, encontrarão melhores opções de alojamento no município vizinho de Triunfo-PE, que fica a apenas 5 Km de nossa cidade.
Segue informações:
SESC TRIUNFO - Fone: 87 3846-2800
POUSADA SANTA ELISABETH - Fone: 87 3846-1236
POUSADA STELLA MARIS - Fone: 87 3846-1705.

quarta-feira, 9 de março de 2011

QUARTA-FEIRA DE CINZAS

Nesta quarta-feira de cinzas, data que se inicia o período quaresmal, logo pela manhã, a comunidade católica de Santa Cruz da Baixa Verde lotou a igreja matriz para receber a imposição das “cinzas”. Uma das frases – no momento da imposição – serve de lembrete para nós: “Lembra-te que do pó viestes e ao pó, hás de retornar”.
A cinza quer demonstrar justamente isso; viemos do pó, viemos da cinza e voltaremos para lá, mas, precisamos estar com a nossa alma preparada para Deus.
Também fez parte da celebração a abertura da Campanha da Fraternidade deste ano que tem com tema “A Fraternidade e a Vida no Planeta”.
Para os que não puderam participar da missa da manhã, lembramos que nova celebração será realizada na matriz às 19 horas.