quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

TRIUNFO - DESTAQUE NO GLOBO REPÓRTER

Triunfo é tema de matéria a ser exibida no Globo Repórter desta sexta-feira (01) que trata de cidades brasileiras que oferecem uma boa qualidade de vida para a sua população. Além de possuir um índice alto de desenvolvimento humano - IDH, a cidade tem tido nos últimos anos aumento na geração de emprego e renda a partir do desenvolvimento do turismo.
Segundo a matéria, "Triunfo não se enquadra nos estereótipos associados à caatinga. Com um clima de montanha, rica em flora e fauna, com abundância de recursos hídricos, em nada se assemelhando à rudeza da região. Juntamente com Serra Talhada, Santa Cruz da Baixa Verde e São Jose do Belmonte, forma a Rota do Cangaço e Lampião".
Poucas cidades têm o privilégio de reunir tantos atrativos, a começar pelo clima que contradiz a aridez do sertão nordestino, com temperaturas amenas durante todo ano. A vegetação é completamente diferente da que predomina na região e a variedade de lugares a se visitar não tem similar em todo sertão nordestino. Por tudo isso, Triunfo passou a ser conhecida como Oásis no Sertão.

FONTE: Radialista Nill Jr.
Postado por givanilson Magalhães

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

FREI LUCAS DOLLE - TRISTE NOTÍCIA...


É com bastante pesar que noticiamos o falecimento de FREI LUCAS DOLLE, padre Franciscano que passou por Triunfo e Santa Cruz da Baixa Verde de 13/02/1988 a 13/02/1997.
Frei Lucas dirigia-se em um Fiat Uno para uma reunião do Clero em Amargosa -BA, na manhã desta terça feira (26), por volta das 10h 30min, estava sozinho e utilizava o cinto de segurança, quando foi vítima de um acidente, na BR-101, depois do entroncamento de Valença próximo ao município de Presidente Tancredo Neves.
O veículo capotou em uma curva após partir a barra de direção, caindo em uma ribanceira de aproximadamente 60 metros.

Atualmente, Frei Lucas estava residindo no Convento Santo Antônio de Cairú, no estado da Bahia. O Franciscano estava com 83 anos e completaria 84 no próximo dia 12.
Em sua passagem por Santa Cruz da Baixa Verde, Frei Lucas prestou vários serviços a comunidade e entre os mais importantes, além de sua mensagem pastoral, estão a construção da Casa Paroquial, pintura e aquisição de serviço de som da “então” Capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (posteriormente o som foi objeto de furto) e a instalação da Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, quando, como principal articulador do processo de instalação, solicitou e foi atendido pelo Bispo Diocesano, na Época – Dom Francisco Austragésilo.

Neste momento, nós que fazemos o Blog Santa Cruz da Baixa Verde, registramos o nosso sentimento de “Luto” pela perda daquele que convivemos de perto e o qual somos frutos de sua catequização.
Segue foto com o saudoso Frei Lucas e a primeira formação do Grupo de Jovens JUCATSAN, 20 anos atrás, na Matriz de NSPS.

(Para ampliar clique na imagem)
Em pé estão: Frei Lucas, Solange, Lécia, Andiara, Valquiria, Gilberto (in memoriam), Marluce e Marcone. Estão sentados: Gicélia, Karine, Deise, Cláudia , Eugênia, Aline, Enilda, Elineide, Rosa, Adriene, Aninha, Gislaine, Elviles, Givanilson, Kelson e Kelaine.

Postado por Givanilson e Giovani Magalhães

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

FELIZ ANIVERSÁRIO!!!

Olha só quem está fazendo aniversário hoje... Ao mano querido desejamos votos de saúde, paz e muitas alegrias, hoje e sempre! Parabéns Giovani!!!

Postado por Givanilson Magalhães

SESC TRIUNFO - OFICINAS E CURSOS

Encontram-se abertas, a partir desta segunda-feira (25), as inscrições para os cursos e oficinas da Fábrica de Criação Popular – SESC Triunfo, temporada 2013.
Entre as opções oferecidas pela Fábrica de Criação Popular estão oficinas de Artesanato com Meias de Seda, Artesanato Utilitário, Curso de Iniciação ao Teatro para crianças e jovens, Introdução ao Violão, Violão Avançado, Flauta Doce e Canto Coral para Crianças.
As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, , na Fábrica de Criação Popular (antiga cadeia pública), em Triunfo.

INFORMAÇÕES: Maestro Lucivaldo Ferreira
Postado Por Givanilson Magalhães

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

TRIUNFO - LIMPEZA DO AÇUDE

A Prefeitura Municipal de Triunfo através da Secretaria Municipal de Obras está realizando trabalhos de limpeza do Lago João Barbosa Sitônio, principal cartão postal da cidade.
A tarefa realizada pela Secretaria de Obras é para a retirada do excesso de terra, e também a retirada do acúmulo de lixo.
Até o presente já foram retiradas 10 caçambas de entulhos entre terra, pedras e lixo.

FONTE: JET-Triunfo-PE
Postado por Givanilson Magalhães

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

JUCATSAN DEBATE CF-2013 COM ESTUDANTES

Depois de participar de "retiro de carnaval" na cidade de São José do Egito, com outros jovens da Diocese de Afogados da Ingazeira, e de se reunir com a juventude de Jatiúca, no último sábado, onde trabalharam com tema relacionado a Jornada Mundial da Juventude deste ano, a Juventude Católica Santacruzense - JUCATSAN foi convidada pela gestora da Escola Santa Cruz, Dona Lucinha, para encontro com estudantes no auditório da referida escola, na tarde de amanhã (22). Em debate estará o tema da Campanha da Fraternidade deste ano - Fraternidade e Juventude.
O encontro será ministrado pelos jovens Adolfo Luís e Patrícia Lima.
Vale a pena conferir!

FONTE: JUCATSAN

Postado por Givanilson Magalhães

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

CHUVAS ENTRE 300 E 600 MM NO PAJEÚ

Segundo a meteorologista do IPA (Instituto Agronômico de Pernambuco), Dra. Francis Lacerda, ainda não é possível fazer uma análise concreta em relação ao período de chuvas para região do Pajeú de fevereiro até maio deste ano. Francys falou ao programa Comando Geral, da Rádio Pajeú, conforme informado por Aldo Vidal.
"As águas do Atlântico estão aquecendo desde o final do ano passado e isso é um bom sinal para que ocorram chuvas na região. Pelos dados coletados através de pesquisas as chuvas deverão ficar entre 300 e 600 milímetros", disse Francis Lacerda.
"A população sertaneja já pode verificar que houve uma mudança na formação de nuvens no céu. Além disso, as chuvas que estão caindo em algumas áreas do Nordeste de forma antecipada, o que representa um ótimo sinal".

FONTE: Radialista Nill Jr

Postado por Givanilson Magalhães

AGRICULTOR SOFRE ACIDENTE NA PE 365

O policiamento foi acionado à PE-365, próximo a Jatiúca, onde a vítima Genilson Gomes da Silva, 28 anos, solteiro, agricultor, residente no Sítio Bom Sucesso, zona rural de Santa Cruz da Baixa Verde perdeu o controle da motocicleta de marca Honda CG 150, cor vermelha, ano 2008, que vinha de Santa Cruz da Baixa Verde – PE / Serra Talhada – PE, após a mesma ter o seu pneu dianteiro estourado. A vítima encontrava-se caída no lado esquerdo da via, com sangramento na face (nariz e boca) e escoriações nos braços e pernas, porém visualmente sem risco de vida. A motocicleta e o capacete da vítima foram levados para a DP local.

FONTE: 14º BPM / Cauê Rodrigues

Postado por Givanilson Magalhães

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

SCBV - CHUVA DE 25 MILÍMETROS

Uma pancada de chuva de 25 milímetros (conforme informações do IPA), registrada na noite do último sábado (16), veio reanimar os agricultores de Santa Cruz da Baixa Verde.
No sábado de carnaval (09) já havia caído uma chuva de 11 milímetros (IPA), que foi o suficiente para amenizar, consideravelmente, o clima quente e seco predominante na região nesta época do ano.
Devido ao longo período de estiagem, neste momento, as expectativas dos santa-cruzenses giram em torno da esperança de que 2013 resulte em um bom ano de inverno.

Postado por Givanilson Magalhães

CIMPAJEÚ - UNIÃO DE PREFEITOS FORTALECE MUNICÍPIOS DO SERTÃO DO PAJEÚ

O prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque (PT) é o novo presidente do Consórcio de Integração dos Municípios do Pajeú (Cimpajeú), cargo antes ocupado pelo prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota (PSB). Duque assume ao lado do correligionário Romério Guimarães (São José do Egito), que ficou com a vice-presidência.
O gestor da Capital do Xaxado foi escolhido por unanimidade durante reunião na manhã desta sexta-feira (15), em São José do Egito, com todos os representantes do Consórcio.
No encontro, Duque garantiu que vai fazer do Cimpajeú um órgão atuante. “A intenção é que esta nossa parceria se confirme também em ações para que possamos tirar dos papeis e do campo das ideias as obras, os convênios e os recursos que tanto a nossa região precisa. Acredito que esse consórcio vai resolver muitos problemas dos gestores do Pajeú. Em vários lugares consórcios entre municípios dão certo, geram frutos, e por que só o nosso não vai dar?”, indagou Duque.
Na composição geral, o prefeito de Ingazeira, Luciano Torres (PSB), assumiu a primeira secretaria, seguido pelos diretores regionais: Deva Pessoa (Taparetama), coordenando o Alto Pajeú; Tássio Bezerra (Santa Cruz da Baixa Verde) no Baixo Pajeú; e Francisco Dessoles (Iguaraci), no Pajeú Central. “Estou lisonjeado e agradeço a todos que me escolheram à frente do Cimpajeú. Tenham a certeza que faremos o possível para melhorar a região através dessa parceria” finalizou o prefeito de Serra Talhada. (ASCOM PMST)

Postado por Givanilson Magalhães

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

SCBV - INCÊNDIO EM RESIDÊNCIA


Por volta das 3 horas da manhã de ontem (13) foi registrado a ocorrência de um incêndio na residência da dona de casa - Edite Viana de Lima, conhecida carinhosamente por “dona Bada”, residente na rua São Sebastião, em Santa Cruz da Baixa Verde.
No momento do incêndio encontravam-se dormindo, na residência, cinco pessoas e entre elas duas crianças.
As vítimas conseguiram sair as pressas, mas, uma das criança, de 5 anos, que se encontrava em um quarto próximo a cozinha, precisou ser removida para o hospital local e em seguida encaminhada com urgência para o Hospital da Restauração (HR), no Recife.
Notícias recentes dão conta de que a criança já se encontra sem risco de vida. Entre as suspeitas do ocorrido, está a hipótese de incêndio criminoso e que o mesmo começou quando pessoa não identificada jogou um produto inflamável em frente a residência.



Postado por Givanilson e Giovani Magalhães

SERRA TALHADA - DILMA NÃO VIRÁ

A presidenta Dilma Rousseff (PT) não vem mais a Serra Talhada no próximo dia 18 conforme programado. Segundo a Assessoria da Presidência da República, Dilma machucou um dedo do pé, o qual foi diagnosticada uma fissura. Os médicos prescreveram uma tala ortopédica e recomendaram que a Presidente não viaje. Ela ficará por pelo menos duas semanas usando a proteção.
Com isso, foi cancelada a sua agenda dia 18 em Pernambuco, que incluía visita à cidade de Serra Talhada. Dilma viria a Serra Talhada inaugurar a primeira etapa da Adutora do Pajeú. O cancelamento é um balde de água fria para o prefeito anfitrião, Luciano Duque (PT). A vinda de Dilma, além da importância pelo ato de entregar uma obra da qual a população precisa em virtude da estiagem, seria demonstração de força política do gestor. Entusiasmado, o gestor havia participado de reuniões com equipe da Presidência e preparado tudo para sua vinda. Com o cancelamento, Duque certamente está bastante desapontado.

Postado por Givanilson Magalhães

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

QUARTA-FEIRA DE CINZAS

Centenas de fiéis lotaram a Matriz de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em SCBV, na manhã de hoje, para participarem da Missa de Cinzas. A quarta-feira de cinzas marca o início da Quaresma e abertura da Campanha da Fraternidade 2013.
Este ano a campanha trás como tema: Fraternidade e Juventude e como Lema: Eis-me aqui, envia-me! (Is 6,8).
Antes de iniciar a celebração o Padre Mairton Marques falou aos seus paroquianos sobre a renúncia do Santo Padre - o Papa Bento XVI, leu a sua carta de renúncia ante a sua fragilidade física e em seguida acolheu aos Jovens Católicos de SCBV, que durante a celebração apresentaram a comunidade a Cruz da Jornada Mundial da Juventude e se mostraram dispostos a interagirem nas celebrações que ocorrerão no decorrer da Campanha da Fraternidade.
Segue algumas imagens.



Postado por Givanilson Magalhães

DOUTOR FÁBIO JEANDRO - PARABÉNS!!!


Registramos aqui os nossos parabéns ao recém-formado em medicina - Dr. Fábio Jeandro Souza Magalhães.
Com muita luta e dedicação o primo querido foi o primeiro colocado para a única vaga do concurso para ingressar no curso de residência médica em neurocirurgia, desbancando dezenas de candidatos de todo o Brasil. Como se não bastasse, também conseguiu aprovação em mais duas residências para especialização em Clinica Médica.
Mesmo com as três aprovações, ele nos confidenciou que irá optar pela neurocirurgia.
Mas uma vez parabéns, e sucesso na nova jornada!
É importante que saiba que neste momento familiares e amigos de Santa Cruz da Baixa Verde estão muito orgulhosos com a sua conquista.
Um forte abraço!

Postado por Givanilson Magalhães

CARNAVAL TRANQUILO EM SCBV


Como de costume os dias do Reinado de Momo em Santa Cruz da Baixa Verde foram tranquilos.
Para os que gostam de brincar o carnaval na Capital da Rapadura a administração municipal providenciou um palco e orquestras musicais, nas imediações da Praça do Chafariz, onde foi possível reunir foliões de todas as idades, nas noites de domingo e terça-feira de carnaval. Em grupos, fantasiados ou trajando vestes leves os foliões caíram no passo ao som do Axé, Frevo e marchinhas diversas.

Postado por Givanilson Magalhães

CHUVA E FALTA DE ENERGIA


Uma pancada de chuva de aproximadamente uns 10 milímetros foi registrada em SCBV, no último sábado (09) e devido à mudança brusca do tempo, que além da chuva trouxe uma leve ventania, por volta das 8 horas da noite faltou energia em toda cidade.
O fornecimento de energia voltou a ser reestabelecido ainda no decorrer daquela noite, mas as chuvas, motivo de animação de muita gente, não voltaram... mesmo com as previsões apontando leves pancadas durante os dias de carnaval.

Postado por Givanilson Magalhães