terça-feira, 30 de abril de 2013

SCBV - CHUVAS DE ABRIL

Mesmo distribuídas de forma irregular às pequenas pancadas de chuvas e clima ameno fizeram a diferença neste mês de abril em Santa Cruz da Baixa Verde.
No decorrer do mês o Instituto Agronômico de Pernambuco registrou 11 dias com pancadas de chuvas que variaram de 2 a 90 milímetros e um total de 147 milímetros mensal, conforme dados acima.
Com o início de maio a esperança agora está na continuidade das chuvas para que as plantações existentes se desenvolvam, o nível das águas de poços e cacimbas seja recuperado e canaviais e pastagens sejam renovados.
Segundo o Climatempo, a previsão para a noite de hoje é de pancadas de chuva com temperatura variando entre 17° e 28°.

Postado por Givanilson Magalhães

segunda-feira, 29 de abril de 2013

CHUVAS NO PAJEÚ

Mesmo que de forma isolada as chuvas deverão continuar caindo no Pajeú durante o mês de maio e início de junho, segundo a meteorologista do IPA, Dra. Francis Lacerda, em entrevista ao comunicador Aldo Vidal, no Programa Comando Geral (Rádio Pajeú).
"Há uma zona de convergência entre os oceanos que pode provocar chuvas para esta região. Este ano de 2013 se apresenta com características melhores do que no ano passado em relação as chuvas", disse.
Mesmo com as chuvas que estão caindo e com a terra molhada, Francis Lacerda disse que não orientava os agricultores a realizarem plantações como milho, que necessita de água em abundância.

FONTE: Nill Jr
Postado por Givanilson Magalhães

PREFEITOS DISCUTEM DESTINAÇÃO DO LIXO

Prefeitos de cinco municípios do Pajeú se reuniram nessa sexta-feira (26) em Triunfo para discutir soluções de destinação de lixo visando a formação de um consórcio ambiental entre gestores. Conversaram Luciano Duque (Serra Talhada), Luciano Bonfim (Triunfo), Chico dos Correios (vice em exercício em Flores), Erivaldo José da Silva (Calumbi) e Tássio Bezerra (Santa Cruz da Baixa Verde). A missão do grupo é clara: cumprir a Lei 12.305/2010, que determina o fim dos lixões em todo o território nacional até 2 de agosto de 2014.
“Estamos discutindo essa parceria para vermos a possibilidade de implantarmos uma estação de tratamento de resíduos sólidos que atenda esses cinco municípios. O prazo é curto e precisamos correr. Estamos também agindo em outra frente, em parceria com o Itep (Instituto Tecnológico de Pernambuco) que já está preparando um plano intermunicipal de gestão do lixo para as 17 cidades do Pajeú e municípios de regiões próximas”, comentou o prefeito Luciano Duque. A expectativa é que o grupo de prefeitos se reúna novamente na próxima semana.

FONTE: Farol de Notícias
Postado por Givanilson Magalhães

CONFERÊNCIAS INTERMUNICIPAIS

Secretários municipais realizaram na tarde da última quarta-feira (24), em Santa Cruz da Baixa Verde, uma reunião para a Conferência Nacional de Educação – CONAE, que acontecerá no dia 22 de maio, em Serra Talhada. Além de representantes de Santa Cruz, estiveram presentes equipes de outros municípios, que discutiram os desafios da educação regional e a união de forças para a CONAE.
De acordo com a Secretária de Educação de SCBV, Sônia Melo, as reuniões preparatórias têm como objetivo unificar os municípios da região, discutindo os problemas e os desafios em comum, para que todos cheguem com um discurso estabelecido à Conferência Intermunicipal, que será realizada em Serra Talhada.
A CONAE é um espaço democrático aberto pelo Poder Público e articulado com a sociedade para que todos possam participar do desenvolvimento da Educação Nacional. A primeira edição do evento aconteceu no ano de 2010.

FONTE: Itamar França
Postado por Givanilson Magalhães

quinta-feira, 18 de abril de 2013

SESSÃO DE CINEMA COM O JUCATSAN

Segue convite da Juventude Católica Santacruzense - JUCATSAN, para o próximo sábado (20).


Postado por Givanilson Magalhães

quarta-feira, 17 de abril de 2013

SERRA TALHADA – INSTITUTO FEDERAL

O Instituto Federal do Sertão Pernambucano divulgou na última segunda-feira (15) o edital de contratação de pessoa jurídica para a construção dos Campi de Santa Maria da Boa Vista e Serra Talhada.
Conforme edital, a previsão do valor da obra do Campus de Serra Talhada, prevista para ser entregue em 12 meses, é de R$ 8.642.332,15.
O IF Sertão-PE já está presente em Petrolina, Floresta, Ouricuri e Salgueiro. Em Serra Talhada, município do Sertão do Pajeú com forte vocação para o comércio e pólo de desenvolvimento na região, os cursos ofertados serão os de Logística, Eletrotécnica e Refrigeração na modalidade técnico, enquanto na modalidade superior haverá oferta dos cursos de Engenharia Civil e Licenciatura em Física.
A ideia é atender as necessidades não só de Serra Talhada, mas também de outros municípios da região.

Postado por Givanilson Magalhães

segunda-feira, 15 de abril de 2013

CHUVA CAUSA PREJUÍZOS

A trovoada da noite passada trouxe muitas alegrias para os moradores da Serra da Baixa Verde. No entanto é válido registrar que apesar da bonança deixada pela chuvarada, um agricultor de Santa Cruz da Baixa Verde contabilizou prejuízos considerados.
Segundo informações, apuradas pelo nosso Blog, de um total de aproximadamente 70 cabeças de gado, foram encontradas 3 reses mortas pela enchente, no baixio onde deságua o Riacho do Tiú, no Sítio Boa Esperança, outras 2 reses estão desaparecidas e aproximadamente 20 ficaram machucadas.



Devido a seca, onde ainda existe um pouco de pasto para o gado é nos baixios, local onde possivelmente o gado estava nessa madrugada, e onde costuma passar as águas das enchentes provocadas pelas chuvas.
De acordo com o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), o município de Santa Cruz da Baixa Verde registrou índices pluviométrico de 90 mm, o maior do último fim de semana, seguida por Triunfo (68 mm), Flores (58,3 mm) e Calumbi (5 mm). Não houve ocorrência de chuvas no município de Serra Talhada.

Postado por Givanilson e Giovani Magalhães

CHUVA ANIMADORA!

O dia de feira, hoje (15), será animado na Capital da Rapadura.
A novidade é por conta da chuva que caiu na noite passada.
Segundo o Instituto Agronômico de Pernambuco - IPA , o índice pluviométrico alcançou os 90 milímetros. Para se ter uma ideia das proporções da trovoada, basta dizer que não houve cisterna que não tenha transbordado. As cercas dos baixios, por onde costuma passar as águas dos riachos mais fortes, foram todas arrastadas pelas enchentes.
Para esta segunda feira a previsão, segundo informações do Canal Rural, é de Sol, alternando com pancadas de chuva e possíveis trovoadas. A temperatura terá uma mínima de 20° e máxima de 31°.

Postado por Givanilson Magalhães

sexta-feira, 12 de abril de 2013

MINISTRO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL – FERNANDO BEZERRA, FALA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA PARA SANTA CRUZ DA BAIXA VERDE

De passagem por Afogados da Ingazeira, hoje pela manhã, o Ministro da Integração Nacional - Fernando Bezerra Coelho, falou hoje sobre as obras da Adutora do Pajeú.
FBC falou que encontrou a obra parada quando assumiu o Ministério. “A empreiteira tinha abandonado e travamos uma grande luta para evitar disputa judicial. Trouxemos uma empresa de Salgueiro e desde que assumiram, a obra tomou outro ritmo. Quem tiver descrente pode tirar o cavalo da chuva, porque a obra é coordenada por um pernambucano e tocada por firma pernambucana”.
O Ministro garantiu que até 1º de julho estará inaugurando o trecho que levará água para Afogados da Ingazeira.
Falou ainda dos ramais para atender cidades que não estão no principal trajeto da tubulação. “Onde puder, teremos ramais, como em Santa Cruz da Baixa Verde, Triunfo e Carnaubeira da Penha. Vamos sangrado a Adutora na medida que ela for avançando”. A Adutora do Pajeú terá um investimento de 600 milhões com dinheiro do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC.

Postado por Givanilson Magalhães

CARNAÍBA – FÁBRICA DE CIMENTO

O governador Eduardo Campos (PSB) participou, nesta sexta-feira (12), da inauguração da fábrica de Cimento Pajeú. Localizado a margem da PE-320, o empreendimento pertence ao Grupo Petribu. Com um investimento inicial de R$ 10 milhões, a indústria vai gerar centenas de empregos diretos e indiretos e produzirá cerca de 30 toneladas de cimento por hora. A jazida de calcário ocupa uma área de três mil hectares e fica entre os municípios de Flores e Carnaíba.

Postado por Givanilson Magalhães

quarta-feira, 10 de abril de 2013

ESTIAGEM - ESTRAGOS EM CULTURA DA REGIÃO

O período de estiagem tem feito muitos estragos na zona rural de Santa Cruz da Baixa Verde. Com a ausência de inverno muitos canaviais da “Terra da Rapadura” atrofiaram, secaram e não resistiram ao tempo seco. Outra cultura que vem sendo bastante castigada com a falta de chuvas são as fruteiras. Quem tiver a oportunidade de andar pelo interior do município perceberá que laranjeiras, mangueiras, pinheiras, cafezais e outros cultivos da região não suportaram o verão e secaram.
A previsão é que, com o retorno do inverno, a natureza leve até 10 anos para recuperar o que está sendo disperso.

Postado por Givanilson Magalhães

quarta-feira, 3 de abril de 2013

ESTUDANTE DE SANTA CRUZ DA BAIXA VERDE GANHA PRÊMIO POR DESENVOLVER COMBUSTÍVEL EM FORMA DE COMPRIMIDO

Um combustível sólido desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Pernambuco (UPE) poderá substituir, em breve, a lenha usada para fabricar o tradicional pãozinho que chega à mesa dos recifenses todos os dias. O pellet é feito da madeira descartada nas obras da construção civil e tem as vantagens de ser facilmente transportado, não poluir o meio ambiente, gerar mais calor e levantar o debate sobre o uso sustentável dos resíduos sólidos.
A produção em escala comercial do novo combustível depende apenas do interesse empresarial para se tornar realidade.
O projeto que propõe o aproveitamento da madeira foi o grande vencedor do Prêmio Odebrecht de Desenvolvimento Sustentável, superando outras 111 ideias.
O pellet é um cilindro com cinco centímetros, semelhante a um comprimido, mas duas ou três vezes maior. Pode ser usado em fornos para a fabricação de pães e pizzas e em caldeiras industriais para a geração do vapor que move turbinas. A gaseificação do pellet também permitirá, no futuro, que seja utilizado como combustível para carros e motos. Isso, porém, depende de mais estudos e investimentos para sair do papel.
“A nossa ideia é que esse combustível substitua a madeira no futuro, reduzindo o corte ilegal de árvores, por exemplo”, disse o professor-orientador do projeto, Sérgio Peres. A pesquisa encabeçada pelo Laboratório de Combustíveis (Policom) da UPE, com a participação do estudante Humberto Santos, 21 anos, levou dois anos para ser concluída e não foi patrocinada.
Hoje, o setor da construção civil produz cerca de 180 mil toneladas de resíduos sólidos por dia, só no Grande Recife. O que não é reaproveitado - a maior parte - é levado para os aterros sanitários do estado. Na prática, o material descartado deixa de ter um uso nobre, ocupa espaço e polui o meio ambiente. Isso, afirmam os especialistas, sem contar com a tempo de deterioração, que varia segundo o resíduo.

RECONHECIMENTO

A ideia foi reconhecida com o prêmio de R$ 60 mil, repartidos em partes iguais entre o professor, a universidade e estudante Humberto Santos, 21 anos, do curso de engenharia mecânica industrial. Por enquanto, os R$ 20 mil garantidos por Humberto - aluno do 7º período - ficarão guardados no banco. “Ainda não sei o que vou fazer com o dinheiro, mas pretendo investir na minha formação”, justificou. Nascido em Santa Cruz da Baixa Verde, no Sertão, filho de família humilde, o pai é agricultor e a mãe é professora, o pesquisador sempre estudou em escolas públicas.

FONTE:
Diário de Pernambuco (31/03/2013)
Postado por Givanilson e Giovani Magalhães