terça-feira, 25 de junho de 2013

DIA DA PADROEIRA DE SCBV

Segue programação religiosa, a ser vivenciada na próxima quinta feira (27), em homenagem a Padroeira de Santa Cruz da Baixa Verde - Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.
Conforme calendário da Igreja Católica, o dia 27 de Junho é dedicado a Nossa Sra. do Perpétuo Socorro.

27 DE JUNHO – DIA DE NOSSA SRA. DO PERPÉTUO SOCORRO

06 HORAS DA MANHÃ
* Ofício Divino

18 HORAS
* Santo Terço
* Procissão com a Imagem de Nossa Sra. do Perpétuo Socorro saindo da Matriz para a Capela São Pedro.
* Celebração Eucarística, presidida pelo Pe. Viana e Pe. Mairton (concelebrante), na Capela de São Pedro.

Postado por Givanilson Magalhães

domingo, 23 de junho de 2013

MUDANÇA DA FEIRA LIVRE DE SCBV

Em virtude do feriado do Dia de São João, amanhã 24 de junho, a Administração Municipal de Santa Cruz da Baixa Verde transferiu a tradicional feira livre da cidade, da segunda-feira (24), para a terça-feira – 25 de junho.

Postado por Givanilson Magalhães

sexta-feira, 21 de junho de 2013

PROGRAMAÇÃO JUNINA 2013 EM SCBV

SEGUNDA FEIRA - DIA 24/06
ARRAIAL BAIRRO DO GINASIO
21:00H – CANTOR BIRA MARCOLINO
00:00H – BANDA XOTE XÓ BOI

TERÇA FEIRA - DIA 25/06
ARRAIAL DA PRINCESA
19:00H – CANTOR NETO MELO
21:00H – CANTORA NADIA MAIA
00:00H – BANDA PORRADÕES DO FORRÓ

QUARTA FEIRA - DIA 26/06
PATIO DE EVENTOS
22:00H – CANTOR SANDRINO FERRAZ
00:00H – CANTORES FABIO E NANDO

QUINTA FEIRA - DIA 27/06
PATIO DE EVENTOS
22:00H – BANDA FORRO MIL
01:00H – KINHO CALOU

SEXTA FEIRA - DIA 28/06
PATIO DE EVENTOS
22:00H – FORROZÃO REMEXE
01:00H – BANDA VILÕES DO FORRÓ

SÁBADO - DIA 29/06
ARRAIAL DE PEDRO DA CELPE
21:00H – BANDA RAIOS DE AMOR
00:00H – FORROZÃO MEDALHA DE OURO

DOMINGO - DIA 30/06
ARRAIAL DE JATIUCA
16:00H – FORRO PÉ DE SERRA E O CANTOR DEDÉ DA PEDRA

REALIZAÇÃO:
PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA CRUZ DA BAIXA VERDE/PE
PREFEITO: DR. TÁSSIO BEZERRA – VICE-PREFEITO: MEGEU

Postado por Givanilson Magalhães

segunda-feira, 17 de junho de 2013

LUTO – FAMÍLIA PEREIRA DA FONSECA

Amigos visitantes do Blog, registro aqui o sentimento de luto em que me encontro juntamente com a querida família PEREIRA DA FONSECA, a qual sou integrante, conforme o sangue que corre nas minhas veias e faz pulsar o meu coração, que neste momento encontra-se imensamente perturbado.
O pesado sentimento se justifica pelo falecimento de minha amável avó – dona Francisca também conhecida por muitos santa-cruzenses, carinhosamente, como DONA CHICOLA.
A avó querida faleceu na madrugada de ontem (16) e foi sepultada hoje às 9 horas da manhã no cemitério local.
Aos 82 anos, não apresentava nenhum sintoma de doença que viesse a tirar-lhe a vida de maneira tão inesperada. Simplesmente adormeceu e não acordou mais...
Apaixonada pelos seus familiares, amigos e principalmente pela VIDA, Vó Chicola cumpriu sua missão nessa “terra” de maneira exemplar.
A foto acima foi registrada na data do meu aniversário, no ano que passou, quando esteve em minha residência e juntos brindamos por mais um ano de minha vida... Vida que não mais será a mesma com a sua ausência...
Eternas saudades, vó querida!

Postado por Givanilson Magalhães

sábado, 15 de junho de 2013

7º ANIVERSÁRIO DA FEIRA AGROECOLÓGICO DE SANTA CRUZ DA BAIXA VERDE















Na próxima segunda-feira (17), será comemorado o 7°Aniversário da Feira Agroecológica de Santa Cruz da Baixa Verde.
A programação começa às 07 horas com um gostoso forró pé de serra e segue até às 10 horas, na Praça Matriz, no Centro da Cidade.
A Feira é um espaço de comercialização solidária, onde agricultores da região comercializam diretamente para os consumidores produtos fresquinhos, sem agrotóxicos, cultivados de forma agroecológica e mais saudáveis.
Os agricultores realizam atividades coletivas que garantem o cumprimento dos regulamentos técnicos e sociais, voltados para os processos Agroecológicos. Além disso, incentivam uma forma de agricultura, ecologicamente e economicamente, sustentável e socialmente justa. O intercâmbio entre as diversas instituições ligadas ao trabalho com agricultura familiar também é um dos objetivos de todos.














Desde quando foi fundada, dia 11 de junho de 2006, a produção orgânica desenvolvida pelos membros da FASCBV é acompanhada por organizações de assessoria técnica, por meio de atividades de capacitação e monitoramento das unidades familiares nos processos de Produção, Beneficiamento e Comercialização Agroecológicos.
Através de processos criativos, agricultores e agricultoras estão fazendo história e mudando suas vidas. O reconhecimento da importância em plantar agroecologicamente correto, inspirou a agricultora Cida Feitosa a escrever e dirigir uma peça teatral intitulada: ‘Vida e Agroecológica’. O espetáculo reúne seis atores que retratam a diferença entre os produtos orgânicos e não orgânicos. A diretora afirma que o público que for prestigiar a festa de aniversário vai gostar da apresentação porque o texto além de leve relata um assunto de extrema importância para os consumidores de legumes e hortaliças da região.
Nas barracas padronizadas serão oferecidos legumes, hortaliças, ovos de capoeira, frutas, macaxeira, milho, feijão, mel de abelha, mel de engenho, rapadura, mungunzá, angu e outros alimentos mais nutritivos. A Feira Agroecológica de Santa Cruz da Baixa Verde é realizada todas as segundas-feiras ao lado da igreja matriz das 07 ás 11 horas da manhã.

Postado por Givanilson Magalhães

quinta-feira, 13 de junho de 2013

TCE APURA IRREGULARIDADES NA FOLHA DE PAGAMENTOS DE SANTA CRUZ DA BAIXA VERDE

Segue link que aponta apuração de possíveis irregularidades na Folha de Pagamentos dos servidores municipais de Santa Cruz da Baixa Verde, no período 2009-2010. A investigação está sendo feita pelo Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco-TCE. Acompanhe.
http://www.tce.pe.gov.br/internet/index.php?option=com_content&view=article&id=4548:tce-encontra-irregularidades-na-folha-de-pagamento-de-santa-cruz-da-baixa-verde&catid=789:2013-junho&Itemid=168

Postado por Givanilson Magalhães

terça-feira, 11 de junho de 2013

ESTUDANTE DE SCBV CONTA EXPERIÊNCIAS VIVIDAS NA NOVA ZELÂNDIA


Segue compartilhamento da experiência vivida pela jovem Aiane de Souza Gomes, conterrânea residente no Sítio Santa Clara, mas atualmente residindo provisoriamente na Nova Zelândia, país situado no sudoeste do Oceano Pacífico, a cerca de 2.000 Km da Austrália, em outras palavras: “do outro lado do Mundo”.
Na mensagem recebida, após contato de nosso Blog, Aiane, muito extrovertida, conta não só as dificuldades enfrentadas para ser classificada no ”Programa Ganhe o Mundo”, do Governo de Pernambuco, que lhe contemplou com a atual viagem, mas também as experiências vividas longe da terra natal. Acompanhe.

Olá Givanilson!

É um prazer compartilhar como consegui tudo que estou vivendo agora!
Sou Aiane de Souza Gomes, filha de Alda Lécia e Anaildo Gomes, tenho 16 anos, resido no Sítio Santa Clara e atualmente estou estudando na escola Green Bay High School- Nova Zelândia, Auckland.
Eu estudava no EREMPAC- Serra Talhada, onde estou ainda matriculada, e através de um projeto do Governo de Pernambuco chamado "Programa Ganhe o Mundo", eu comecei a fazer um curso de inglês. Todos os dias, às 17h 15, depois da aula, eu fazia esse curso na escola mesmo. Às 19h15 terminava e às 20 horas eu chegava em casa. Era essa mesma rotina sempre (exceto os finais de semana).
De início, meu único objetivo era aprender o idioma, pois sempre gostei muito de inglês e eu nunca acreditei muito na ideia de ir estudar em outro país.
Só depois que o primeiro grupo de alunos da minha escola foi classificado para viajar e estavam todos se preparando, foi que eu percebi que realmente era verdade e que eu também era capaz. Vale ressaltar que eu fiz as primeiras provas classificatórias e consegui boas notas ( 9,8- 5 na oral e 4,8 na escrita), mas por conta da minha idade e porque eu não tinha 80% de frequência nas aulas (devido a dificuldade de se deslocar para minha casa), eu não pude fazer a entrevista para viajar também.
Entretanto, eu não desisti, houve um segundo edital e eu fiz novamente as provas e consegui passar. Não sei qual foram minhas notas dessa vez, pois não me informaram.
Foram dias de muito estudo, cansaço, dificuldades... Depois das provas, veio a entrevista. Essa parte foi um pouco difícil, pois não dependia de conhecimento intelectual, mas sim de muitas outras coisas...
Depois que saiu o resultado final começou a cair a ficha que eu estava prestes a viver outra realidade! A partir daí, então, começou a correria com autenticação de documentos, retirada de passaporte, reuniões pré-embarque, malas... Além de que tive que estudar em dobro o idioma para garantir que eu iria conseguir me comunicar quando chegasse aqui.
Foram dias de muita ansiedade também, onde eu vivia contando os dias e pesquisando na internet sobre como era tudo aqui, as pessoas, a comida, cultura... Foram criados grupos no facebook para nos mantermos informados sobre datas de reuniões, de retirada de passaporte e muitas outras coisas. Preenchi muitos formulários para conseguir os vistos, carta para a 'host family' (família hospedeira daqui)...
Muitos dias antes de viajar eu consegui contato com minha 'host family', adicionei todos no facebook e comecei a conversar com eles.
Depois de muitos preparativos, muita, mais muita correria mesmo, no dia 05 de fevereiro finalmente eu embarquei. O roteiro da viajem foi o seguinte: Recife- Rio - Dubai - Melbourne(Austrália)-Auckland. Foram mais ou menos 31 horas de viajem, 4 aviões, 2 dias e meio. Foi realmente uma longa e cansativa viagem!
Mas a aventura já começou durante a jornada, conheci novas pessoas e fiz novos amigos.
No dia 08 de fevereiro eu cheguei aqui em Auckland. No aeroporto estava a diretora da escola nos esperando, de lá fui para a escola e logo depois encontrei minha hostmom ( mãe hospedeira) e fui para casa. Fui muito bem recebida e o lugar é simplesmente LINDO!
Valeu a pena todos os dias de estudo e correria, até mesmo a saudade! A experiência que estou vivendo é maravilhosa e com certeza irá gerar bons frutos para o meu futuro.
Quanto à saudade, é grande, mas eu posso dizer que é um dos menores problemas. A adaptação de início foi muito difícil também. As pessoas aqui são muito receptivas, a cultura é muito diferente, porém encantadora. A comida do ponto de vista brasileiro é RUIM, mas depois que me acostumei nem tanto...
Minha família é indiana, mas já moram aqui há dez anos, então eu tenho aprendido não só sobre a cultura dos 'kiwis' ( como chamam as pessoas nascidas na Nova Zelândia) mas também da cultura indiana. Porém isso é bom, estou em um país e ainda tenho o privilégio de aprender sobre dois!
O idioma: quando eu cheguei aqui, confesso que não entendia quase nada (o que é normal), mas depois meus ouvidos foram se acostumando com a nova língua e eu já pude me comunicar com muito mais facilidade. Só para constar, o inglês daqui não é nem americano nem britânico, é uma mistura dos dois que forma um inglês originalmente neozelandês. Isso fez com que eu tivesse dificuldade em entender e ser entendida, porque eu tinha aprendido o inglês americano. Mas logo depois fui me adaptando, aprendendo novas palavras e gírias.
Experiências: Foram muitas mesmo! Visitei muitos lugares, encontrei brasileiros de vários outros estados por aqui, fiz novos amigos, aprendi bastante...
As principais dificuldades foram inicialmente: o idioma, às vezes não conseguia entender o professor, a saudade e a adaptação em relação à comida.
Enfim, já estou totalmente acostumada com minha nova vida, minha rotina, tudo! Ontem fez 4 meses que estou aqui. O intercâmbio tem a duração de 5 meses e dia 11 de julho eu estarei embarcando de volta para o Brasil. Vou sentir saudades das pessoas que me acolheram aqui, do lugar e dos amigos que fiz. Palavras não descrevem a grandiosidade dessa experiência que considero a melhor e única em toda minha vida! Sinto muitasss saudades da minha família, dos meus amigos, da minha escola...
Segue aí algumas das muitas fotos que tenho tirado.



Postado por Givanilson Magalhães

domingo, 9 de junho de 2013

AGRICULTORES LAMENTAM PERDAS

A situação não está nada fácil para os agricultores da Capital da Rapadura. Entusiasmados com as chuvas de abril, quando choveu 150 milímetros, semearam o que puderam e agora vivem a tristeza de ver suas plantações se perderem diante do verão apresentado no mês de maio e início de junho.
Não bastando os prejuízos da semeadura, antecipam suas preocupações com uma futura falta de pastos para o gado e a baixa no nível das águas dos poços, caso não volte a chover durante os meses de junho e julho, suas últimas esperanças de chuvas que poderiam vir amenizar os prejuízos de 2013.

Postado por Givanilson Magalhães

domingo, 2 de junho de 2013

PE 365 – ACIDENTE COM VÍTIMA FATAL

Na tarde de ontem (01), por volta das 16h 30 min. foi registrado um acidente com vítima fatal, na PE 365, rodovia que liga Santa Cruz da Baixa Verde a Serra Talhada.
Um veículo Celta sobrou numa curva quando vinha do município de Santa Cruz da Baixa Verde vitimando o condutor do carro, Djailson de Lima Santos, 36 anos, que morreu na hora.

De acordo com a Polícia Civil, o passageiro, Igor Fabiano de Souza, foi socorrido ao Hospital Regional Agamenon Magalhães (Hospam), em Serra Talhada, onde não corre risco de morte. A polícia informou ainda que os ocupantes do veículo tinham consumido bebida alcoólica e bateram de frente com a “capela de Magalhães”, localizada a cerca de 1 km do distrito de Jatiúca.
A PE-365 é uma das mais perigosas do estado de Pernambuco. Repleta de curvas sinuosas, a estrada é mal sinalizada e quase não existe acostamento.

FONTE:
Farol de Notícias (Serra Talhada)
Postado por Givanilson Magalhães

sábado, 1 de junho de 2013

ENCERRAMENTO DO MÊS MARIANO

Uma multidão lotou ontem (31) a Igreja Matriz de SCBV para acompanhar o encerramento do Mês Mariano.
Como de costume o encerramento das celebrações em homenagem a Maria Santíssima aconteceu com a simbólica coroação da Mãe de Jesus pelas crianças da comunidade, conforme imagens a seguir. (Para ampliar clique nas imagens)


FOTOS:
Paróquia de Nossa Sra. do Perpétuo Socorro
Postado por Givanilson e Giovani Magalhães

SCBV - IMAGENS CORPUS CHRISTI

Como aconteceu ano passado fiéis Católicos de Santa Cruz da Baixa Verde dedicaram à véspera de Corpus Christi ao voluntariado objetivando confeccionar um grande tapete para a procissão do Santíssimo Sacramento. O resultado de muitas horas de trabalho, que atravessou a madrugada até o amanhecer da quinta feira foi um extenso tapete, inspirado na simbologia Cristã, que cobriu as ruas por onde a procissão passou.
Segue imagens do dia de Corpos Christi na Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.


FOTOS:
Paróquia Nossa Sra. Perpétuo Socorro
Postado por Givanilson Magalhães

HELICÓPTEROS SOBREVOAM SCBV

No final da tarde de ontem (31) foi possível ver dois helicópteros sobrevoando Santa Cruz da Baixa Verde. Possivelmente faziam voo em busca de capturar os bandidos que invadiram a cidade de Princesa Isabel-PB, pois seguiam naquela direção que fica a cerca de 25 km da sede de nosso município.
Na quinta-feira (30), um homem foi detido em uma zona rural nas proximidades do município de Carnaíba acusado de fazer parte da quadrilha que assaltou as agências Banco do Brasil e Bradesco da cidade paraibana.
Paulo César de Lima, 29 anos alegava ter sido roubado, mas como a história contada pelo rapaz não tinha fundamentos, foi conduzido para a delegacia de Princesa Isabel.
Um dos policiais da cidade terminou reconhecendo o acusado como um dos integrantes do grupo responsável pelos roubos.
Cerca de 120 policiais, entre militares e civis da Paraíba e de Pernambuco, continuam em diligências para localizar e prender os outros suspeitos.

Postado por Givanilson Magalhães