terça-feira, 3 de novembro de 2009

DIA DE FINADOS

Dia de finados bastante movimentado em Santa Cruz da Baixa Verde. Logo pela manhã no lado direito da igreja matriz houve missa campal e, logo a seguir, constante visitação aos túmulos nos dois cemitérios da cidade. No cemitério Descanso Eterno também conhecido como “Cemitério Velho” o movimento de pessoas foi grande durante todo o dia. Já no cemitério Parque da Paz ou “Cemitério Novo” houve bastante movimento, principalmente no final da tarde e a noite, por conta do sol forte e da distância.

No dia dedicado aos finados, a venda de velas, flores artificiais e coroas de flores ou “capelas”, é uma tradição que gera lucro para alguns comerciantes de nossa cidade.
Outra tradição de finados é a visita, por diversos romeiros da nossa região, ao túmulo do Padre Cícero, no Juazeiro do Norte - CE. O senhor Ozéias Alves que mora na zona rural do município havia chegado há pouco tempo com um grupo de romeiros e contou ao nosso Blog as tantas vezes que participou das romarias para o Juazeiro do Padre Cícero, assim chamado por muitos romeiros.

“Perdi a conta de quantas vezes fui no Juazeiro. Posso dizer que fiz aproximadamente trinta viagens. Já fui duas vezes a pé. Tenho devoção no meu Padrinho Cícero e na Mãe das Dores”, afirmou.