quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

SANTA CRUZ DA BAIXA VERDE GANHARÁ PLATAFORMA DE COLETA DE DADOS DE MEDIÇÃO CLIMÁTICA

A rede de monitoramento climático do Laboratório de Meteorologia de Pernambuco - Lamepe, composta por Plataformas de Coleta de Dados- PCDs, terá aumento de 53% em sua área de cobertura no Estado. Mais 14 unidades vão ser instaladas até o final do primeiro semestre de 2010. Recursos da ordem de US$ 158 mil estão sendo investidos na aquisição dos equipamentos. A iniciativa é do Projeto de Mudanças Climáticas e seus efeitos em Pernambuco, desenvolvido pelo Lamepe e aprovado pela Financiadora de Estudo e Projetos, do Ministério da Ciência e Tecnologia.
A coordenadora do Lamepe, Francis Lacerda, informou que as novas PCDs estão em processo de importação dos Estados Unidos e devem chegar até o final de janeiro. Os equipamentos serão instalados em Santa Filomena, Cedro, São José do Belmonte, Santa Cruz da Baixa Verde, Afogados da Ingazeira, Itaíba, Caruaru, Itambé e Ipojuca. Os outros municípios ainda estão sendo definidos em conjunto com a Universidade Federal de Pernambuco.
As novas plataformas ampliarão a atual Rede de Estações Automáticas, que é formada por 26 plataformas capazes de medir e armazenar variáveis de chuva, vento, temperatura, umidade do ar, pressão atmosférica, radiação, além de temperatura e umidade do solo. “Pernambuco terá a maior rede de monitoramento climático, via satélite, em funcionamento do Nordeste”, adiantou Francis Lacerda.

FONTE: Governo do Estado.