quinta-feira, 6 de maio de 2010

IGD – SANTA CRUZ DA BAIXA VERDE CONTINUA LÍDER DO PAJEÚ

Objetivando descobrir o nível de motivação dos que trabalham nos bastidores dos programas sociais do nosso município, que a um bom tempo vem se destacando como a equipe mais eficiente entre os municípios do Pajeú, fomos até a Secretaria de Ação Social onde encontramos um ambiente com funcionários sorridentes comprometidos com as funções que executam e com uma motivação contagiante o suficiente para nos sentirmos muito a vontade.

Lá tivemos a informação de que a gestão municipal não mede esforços para investir no setor de cadastros do Bolsa Família, através de capacitação dos funcionários, modernização do sistema e internet com qualidade que permite enviar dados e informações de cadastros em tempo hábil.

“Para melhor atender a população beneficiária do “Bolsa Família” a gestão municipal de Santa Cruz da Baixa Verde vem investindo na união das Secretarias de Educação, Saúde e Ação Social e tem dado certo. A prova disso é o resultado que estamos colhendo com a liderança no IGD mais uma vez”. Afirmou Inácio Ramos – Secretário de Ação Social.
Esta semana, o Blog do Sertão - um dos mais acessados da região, e que vem acompanhando o IGD dos municípios do Sertão do Pajeú desde 2009, voltou a destacar Santa Cruz da Baixa Verde como líder absoluto do IGD.
Acompanhe postagem feita pelo companheiro Igor Mariano:

“Afogados da Ingazeira está mais uma vez classificada entre os piores IGD´S do Pajeú, desta feita ocupa a 12º colocação, superando apenas cinco municípios da região. Dentre outros destaques do levantamento vale ressaltar o primeiro lugar absoluto de Santa Cruz da Baixa Verde, que se mantém no topo da lista há muito tempo. Tabira, após ocupar a última posição por longo período, teve uma leve subida e deixou a lanterna na mão de Solidão. Confira abaixo tudo sobre a nova lista apresentada com exclusividade pelo Blog do Sertão”.

O que é o IGD?

O Índice de Gestão Descentralizada - IGD é um índice, ou seja, um número que varia de 0 (zero) a 1 (um). Por meio dele, o Ministério do Desenvolvimento Social - MDS avalia o desempenho de cada município nas ações de cadastramento e atualização dos dados do Cadastro Único (Bolsa Família) e de acompanhamento das condicionalidades de saúde e educação. Quanto melhor a avaliação de cada um desses itens, maior será o IGD do município e maior o valor a receber.

Para calcular o IGD quais os dados que são considerados?

* a qualidade das informações do Cadastro Único;
* a atualização da base de dados do Cadastro Único;
* as informações sobre o cumprimento das condicionalidades na área de Educação;
* as informações sobre o cumprimento das condicionalidades na área de Saúde.

Confira o ranking de Janeiro / 2010

1 - Santa Cruz da Baixa Verde - 0,92
2 - Triunfo - 0,90 / Itapetim - 0,90
4 - Calumbi - 0,87 / São José do Egito - 0,87
6 - Iguaraci - 0,86 / Serra Talhada - 0,86 / Ingazeira - 0,86
9 - Tuparetama - 0,85 / Brejinho - 0,85
11 - Carnaíba - 0,84
12 - Afogados da Ingazeira - 0,83 / Santa Terezinha - 0,83
14 - Quixaba - 0,80 / Tabira - 0,80
16 - Flores - 0,78
17 - Solidão - 0,77