terça-feira, 26 de outubro de 2010

FESTA DE ARROMBA!

Nada mais justo do que começarmos esta postagem parabenizando a todos aqueles que trabalharam em favor da XV Feira da Rapadura. Uma “Festa de Arromba” foi o que se viu nos três dias que oficializaram os 15 anos de realização do evento.

EXPOSITORES
A ornamentação vista no pátio de eventos e arredores da Praça da Matriz valorizou os estandes e deu um novo visual ao centro da cidade e o que não faltou mesmo foi criatividade para que os expositores divulgassem seus produtos.
Uma das maiores atrações da festa, a rapadura confeccionado pelo Engenho Buenos Aires – pesando 5.000 kg, foi o cenário escolhido por muitas pessoas para registrarem sua passagem pela Terra da Rapadura. O Engenho Brasil mostrou sua competência expondo mais uma vez o maior alfenim do mundo. O Sr. Sitonho, um dos mais antigos senhores de engenho da região, também fabricou uma batida (rapadura temperada) tamanho gigante, além de outros doces com formatos geométricos diversos. No estande da Rapadura Brejeira foi possível ver rapaduras, mel, açúcar mascavo e outras variedades de derivados da cana-de-açúcar, todos em embalagens padronizadas. Conhecido como um dos mais antigos expositores desta feira e como representante dos senhores de engenho de Triunfo, o Engenho São Pedro do empresário Pedro Junior, mais uma vez trouxe além da rapadura a sua saborosa Cachaça Triunpho. No estande do Engenho Barbosa a tradicional rapadura de cana pura era a atração dos que procuravam um doce sem misturas. Outros expositores mostraram suas características com embalagens rústicas para acondicionar rapaduras batidas e potes de mel trabalhados com a fibra da bananeira. Caldo de cana moída “na hora”, licores, rapaduras de sabores e artesanatos diversos também atraiu o público em outros estandes.
Em resumo, os expositores, os verdadeiros donos da festa, marcaram presença no evento e com isso já existem promessas de projeto, junto a ADECOM, de dobrar o número de expositores. Um desafio possível que poderá ser concretizada na próxima edição da feira.

ATRAÇÕES CULTURAIS
As atrações culturais enriqueceram a festa, pois mostraram talentos de nossa cidade e de outros municípios. Na abertura da festa as bandas marciais se destacaram pela sua inovação em criar apresentações que atraíram a atenção do público. O desfile das garotas, no sábado, também foi atrativo, pois mostrou toda formosura da mulher santa-cruzense. Os grupos de danças que se apresentaram na noite do domingo mostraram mais uma vez a riqueza de nossos costumes e tradições. Outra atração cultural que merece comentarmos e que há muito tempo não se via pelas ruas de nossa cidade foi a “Bandinha de Cutilada”. Parabéns a quem teve a brilhante idéia de colocar aquela “bandinha” na rua, pois o trio deu um verdadeiro show de regionalismo que atraiu a atenção de quem procurava por “antigas novidades”.

ATRAÇÕES MUSICAIS
As atrações musicais literalmente deram um Show!
Na sexta-feira a banda Labaredas cantando os seus antigos sucessos despertou no público a saudade pela boa música brega/romantico. A dupla sertaneja Fábio e Nando com suas canções para lá de empolgantes, atendeu as expectativas e surpreendeu até aos que não os conheciam.
No sábado foi a vez da Banda Feras mostrar novamente o seu talento na “Terra da Santa Cruz”. Destaque para o variado repertório, que trouxe à tona, a lembrança de lindas canções que marcaram os anos oitenta. Carol e Banda Forrozão Capim seguraram o público até altas horas. Depois foi a vez da Banda Capital do Sol agitar a público, madrugada adentro, com o seu “Forró Estilizado”.
No domingo, último dia do evento, a Banda Pinga Fogo do jornalista Inaldo Sampaio, deu um show de “Pernambucanidade”. Quando a Banda Saia Rodada entrou no palco, por volta das 23 horas, encontrou o Pátio de Eventos completamente lotado, cantou os seus sucessos e passou o bastão para a atração mais esperada da festa – o cantor Léo Magalhães. Léo fez um show digno de artista consagrado, pois o público interagiu com o cantor sertanejo, vibrando e cantando todos os seus sucessos.
Pelo que foi visto em cada dia da festa, as atrações musicais não deixaram a desejar e foram sem sombra de dúvidas aprovadas pelo público. Assim, não restam dúvidas de que as atrações contratadas contribuíram em muito para situar esta edição da festa entre as melhores já realizadas.

COORDENAÇÃO DA FESTA
Aos que acompanham o nosso Blog, através de nossas postagens e interagem junto ao nosso Mural de Recados, foi possível ver que, a princípio, a programação não agradou, externando em muitos um “feedback” negativo sobre as atrações anunciadas. No entanto, atendendo as diversas manifestações dos santa-cruzenses e valorizando opiniões, a coordenação da festa tratou de melhorar não só a programação, como também toda a estrutura da feira, conforme pedidos.
Com uma organização que surpreendeu a muita gente e após finalizada mais esta edição do maior evento realizado no nosso município, a coordenação da XV Feira da Rapadura merece o nosso reconhecimento: foi de importante significância o retorno que deram; sabemos que organizar um evento desta magnitude é antes de tudo um compromisso com a responsabilidade e vocês deram de conta; entendemos como coordenadores da festa não apenas quem está a frente do evento, mas também todos os que indiretamente colaboraram, desde funcionários da prefeitura municipal – pois são muitos os envolvidos, até o mais simples santa-cruzense que pode ter dado sua ajuda seja como expositor, estudante, professor, comerciante, grupos sociais em geral e, enfim, todos aqueles que como cidadãos acolheram cada um dos visitantes que passaram por estes dias na Capital da Rapadura. Não poderíamos também deixar de citar alguns nomes entre tantos que colaboraram. São eles: Inácio Neto, Adelson Cabral, Dr. Francisco Gomes e a nossa primeira dama Dra. Ildete Diniz. A bravura de vocês parece não ter fim! Parabéns pela excelente festa!

XV FEIRA DA RAPADURA - DOMINGO 24/10
(Para ampliar clique na imagem)