domingo, 4 de novembro de 2012

ADUTORA DO PAJEÚ

Esta semana abriu-se uma grande discussão em torno do término da Adutora do Pajeú, obra destinada ao abastecimento de 14 cidades do Pajeú com água do Rio São Francisco.
Segundo promessa do Ministro da Integração Nacional – Fernando Bezerra Coelho, a primeira etapa da adutora seria concluída em outubro/2012, com o abastecimento da cidade de Serra Talhada. Como a promessa, até o momento, não foi cumprida, a população serra-talhadense, através da imprensa, cobrou explicações dos Governos Federal e Estadual sobre o atraso na obra de abastecimento. A principal justificativa dada foi o atraso, pela Celpe, na alimentação energética das estações de elevação distribuídas ao longo da tubulação, localizadas entre Serra Talhada e Floresta.
Serra Talhada que já beira os 80 mil habitantes está prestes a um possível desabastecimento de água provocado pela severa redução do nível de água do açude Cachoeira. A preocupação é geral e a principal saída do possível colapso é a chegada das águas da Adutora do Pajeú, que, entre outra cidades, irá abastecer também os municípios de Santa Cruz da Baixa Verde e Triunfo.
Recentemente o Governador Eduardo Campos visitou as obras da adutora e falou sobre o assunto
“Precisamos de uma pauta que possa resolver o hoje, mas também o amanhã. E a Adutora do Pajeú vem nesse sentido. É uma obra muito importante para a região, devida há muitos anos para todos daqui”, ressaltou Eduardo.
O governador garantiu ainda que, até o fim do ano, o trecho de Serra Talhada fica pronto e, em junho, entrega o trecho de Afogados da Ingazeira, caso tudo corra dentro do esperado.

Postado por Givanilson Magalhães