sexta-feira, 9 de novembro de 2012

TRIUNFO/CANAÃ/JERICÓ

Canaã, a terra prometida ao povo hebreu conduzido por Moisés, ganhou a sua filial em Triunfo, que é miserável, não tem água e seu povo passa fome. É de lá que saem as maiores reclamações às autoridades públicas. “Não posso ir mais a Canaã, porque o que o Governo nos prometeu ainda não saiu e lá o distrito está em colapso total”, diz o prefeito.
Mas a falta de água não é exclusividade de Canãa. Em Jericó, outro distrito de Triunfo, também com nome bíblico, a população pena para encontrar água, que chega em carros pipas, mas não serve para o consumo humano. “Quem tem dinheiro compra a particular, cuja água vem de cacimbas, mas quem não tem bebe a água entregue nos pipas”, diz Maria Anunciada Conceição, de Jericó.
Triunfo tem noites frias e agradáveis praticamente o ano todo. Entre junho e julho, a temperatura média chega a 17 graus. Este, no entanto, foi um ano atípico. Segundo o secretário de Turismo, Evanildo Fonseca, a cidade enfrenta uma seca nunca vista em toda a sua história.
“Não tivemos inverno nem frio este ano”, afirma. O maior temor dele é que, com a falta de água e o colapso total no sistema de abastecimento da cidade, os turistas deixem de incluir Triunfo em seu roteiro. “É por isso que estamos mantendo a programação do Natal, mesmo com todas as dificuldades”, disse.

Fonte: Blog do Magno
Postado por Givanilson Magalhães