quinta-feira, 18 de julho de 2013

PREFEITOS DEBATEM DESTINAÇÃO DE LIXO

Quatorze prefeitos do Sertão do Pajeú e de outras regiões se reuniram na manhã desta quarta-feira (17) na Câmara de Vereadores de Serra Talhada em mais uma reunião do Cimpajeú (Consórcio de Integração dos Municípios do Pajeú). O encontro foi aberto pelo presidente do consórcio, Luciano Duque, prefeito da Capital do Xaxado, que destacou a importância da parceria entre os gestores sertanejos para a busca de soluções de problemas comuns.
A reunião contou com as presenças do presidente do Instituto Tecnológico de Pernambuco (Itep), Frederico Montenegro; da superintendente nacional de Habitação Rural da Caixa Econômica Federal (CEF), Noemi Lemes; do diretor da Regular Planejamento e Desenvolvimento Imobiliário, Carlos Calado; e do diretor técnico-comercial e de relacionamento da empresa Konnect, Ricardo Saturnino Silva.
Durante o encontro foi assinado convênio entre os 24 municípios consorciados junto ao Itep para execução do Plano Intermunicipal de Gestão de Resíduos Sólidos, no valor de R$ 297 mil a ser rateado entre as prefeituras parceiras. A medida visa atender a Lei nº 12.305/10, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos. E prevê a elaboração de planos operacionais para criação de ambientes de reciclagem e compostagem de lixo e definição da destinação de resíduos com a criação de três aterros sanitários para atender os municípios.
“Esse encontro foi de suma importância porque os prefeitos puderam tirar dúvidas sobre questões relevantes e que interessam para o desenvolvimento de cada município”, avaliou o presidente do Cimpajeú, Luciano Duque. No evento, os gestores tiveram consultorias sobre projetos de regularização fundiária, de habitação social junto ao Minha Casa, Minha Vida Rural e debateram ainda a municipalização da iluminação pública.
Participaram do encontro os prefeitos Luciano Duque (Serra Talhada); José Patriota (Afogados da Ingazeira); Francisco Pereira Lima (vice de Flores); Maria Aparecida (Solidão); José Mário Cassiano (Carnaíba); Romério Guimarães (São José do Egito); Luciano Torres (Ingazeira); Luiz Carlos (Custódia); Rorró Maniçoba (Floresta); Tássio Bezerra (Santa Cruz da Baixa Verde); Edvan Pessoa (Tuparetama); José Vanderlei (Brejinho); Arquimedes Machado (Itapetim); José Pereira (Quixaba). Ainda participaram do evento representantes das prefeituras de Mirandiba e Triunfo.

FONTE: Farol de Notícias

Postado por Givanilson Magalhães