segunda-feira, 29 de setembro de 2008

DOM LUIS TOMA POSSE COMO NOVO ARCEBISPO DE VITÓRIA DA CONQUISTA – BA.


Tomou posse neste domingo o novo Arcebispo Metropolitano de Vitória da Conquista, Dom Luis Gonzaga Pepeu, de 51 anos de Idade, e que nos últimos anos esteve a frente da Diocese de Afogados da Ingazeira/PE.
A chegada foi às 10:30h no Aeroporto Pedro Otacílio de Figueiredo, quando Dom Pepeu, acompanhado da mãe Izabel Silva Pepeu, do representante do Papa Bento XVI, o Núncio Apostólico, Dom Lorenzo Baldisseri; do Cardeal Dom Geraldo Magela, Arcebispo Primaz do Brasil e dezenas de Arcebispos, Bispos e Padres.
Esperado por centenas de pessoas, que lotarão a área de desembarque, o saguão e o estacionamento do aeroporto, Dom Luis não teve pressa em deixar o local, atendendo com muita alegria aos acenos, cumprimentos e abençoando a todos os que compareceram para recebê-lo. Ali mesmo, em um palco montado no estacionamento, proferiu suas primeiras palavras ao povo baiano, expressando sua gratidão pela manifestação de acolhida e falando de sua expectativa em iniciar o trabalho à frente da Arquidiocese.
Após deixar o aeroporto, Dom Luiz seguiu em uma carreta pelas principais ruas da cidade, até sua residência, onde descansou até o início da tarde.
Às 15 horas, na Catedral Metropolitana de Nossa Senhora das Vitórias, foi empossado solenemente pelo Núncio Apostólico, Dom Lorenzo Baldisseri, em ato que teve a presença de autoridades religiosas, civis e de uma caravana que veio da Diocese de Afogados da Ingazeira “trazer o seu Bispo para a nova casa”. Na solenidade, o Prefeito José Raimundo Fontes entregou a Dom Pepeu as chaves da cidade.


Empossado o novo Arcebispo, toda a comitiva se dirigiu ao Vocacionário da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, onde se prepararam para a celebração festiva que aconteceria no Ginásio de Esportes. De Aparecida, seminaristas, padres, bispos, Cardeais e o novo Arcebispo de Vitória da Conquista saíram em procissão até o Ginásio, onde eram esperados por cerca de 4 mil pessoas, ansiosas por ter o primeiro contato com seu pastor.
A celebração foi a coroação de um grande dia para a população conquistense, que recebeu o seu 2° Arcebispo, que tem a mesma idade da Arquidiocese, 51 anos e fez noviciado no seminário dos Capuchinhos no final da década de 70.