quinta-feira, 27 de agosto de 2009

GOVERNO DO ESTADO DISCUTE INTERIORIZAÇÃO DO TURISMO

Na última quinta feira (20) o prefeito de Santa Cruz da Baixa Verde e o secretário de Cultura, Adelson Cabral, participaram do I Seminário de Interiorização do Turismo. O evento, realizado em Afogados da Ingazeira, reuniu vários gestores municipais do Sertão do Pajeú.
Durante o encontro foi proposta a criação de uma nova rota turística em Pernambuco, a da Cantoria e da Poesia, sediada no Pajeú. A definição das cidades ainda não está consolidada, mas a idéia inicial é que São José do Egito e Afogados da Ingazeira deixassem de integrar a rota do Cangaço e Lampião para fazer parte da Cantoria e Poesia.
"Queremos estruturar esta proposta para levá-la ao Ministério do Turismo, que é quem determina todas as rotas do Brasil. Vamos ampliar este debate para apresentar um projeto consistente", explicou Silvio Costa Filho. Ele lembrou que as rotas existem em Pernambuco desde 2002, mas só começaram a ganhar importância há dois anos, com a criação do programa Pernambuco Conhece Pernambuco. "Ver mais municípios querendo ser incluídos nos deixa feliz, pois até pouco tempo as pessoas nem conheciam estas rotas", observou.
O secretário salientou que a grande vocação do Pajeú é a sua riqueza cultural. "Aqui temos um artesanato de referência, uma gastronomia impressionante e toda a beleza dos aboios, dos repentes e da literatura de cordel, que são objetos de pesquisas no mundo inteiro".
Durante o seminário o Prefeito de Santa Cruz da Baixa Verde junto ao secretário de cultura, entregaram ao Secretário de Turismo de Pernambuco, Silvio Costa Filho, um projeto que desenvolverá o turismo na Cratera da Panela, local onde, segundo estudos científicos, caiu um meteoro á aproximadamente 10.000 anos atrás.