segunda-feira, 10 de agosto de 2009

IGREJAS GANHAM ESPAÇO EM MEIO AO POVO CRISTÃO DE SANTA CRUZ DA BAIXA VERDE

Não é de admirar dizer que o povo santa-cruzense é apegado à fé e aos muitos costumes herdados de nossos antepassados. O domingo, por exemplo, para muitos é sagrado, dia de reunir a família e ir a missa. Mas a fé de nosso povo já não é mais alimentada apenas pelo catecismo católico. Santa Cruz mudou, cresceu e se diversificou. Basta olharmos ao nosso redor e perceberemos com facilidade, por exemplo, que a Matriz de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro já não recebe o mesmo número de fiéis que recebia em outros tempos. O rebanho se apartou e hoje podemos ver que os não católicos ganham espaço em meio a nossa comunidade, erguem seus templos e como nós, cristãos da igreja mãe, eles também fazem os seus louvores ao “Artista do Universo” de forma grandiosa e particular.

Entre os primeiros a reunirem-se em torno da fé protestante em nosso município, os nossos irmãos separados da Igreja Batista realizam seus encontros no templo erguido, a cerca de 25 anos, na rua Padre Cícero.

Também dispostos a semearem a sua mensagem cristã entre os nossos conterrâneos, os irmãos da Congregação Cristã no Brasil que antes realizavam cultos em seus lares, hoje podem contar com um belíssimo templo erguido nos arredores da antiga “rua velha”.

Para os seguidores da doutrina conhecida como Testemunhas de Jeová, a nossa cidade conta com o moderno “Salão do Reino das Testemunhas de Jeová”, localizado no inicio da Rua Manoel da Cruz.

Também entre os primeiros a reunirem-se em torno da fé cristã não católica, em nossa cidade, os seguidores da igreja Assembléia de Deus, que realizam seus cultos em um pequeno templo localizado nas proximidades do pátio de eventos, em pouco tempo poderão contar com um espaço amplo e moderno que está sendo erguido no antigo terreno onde existia um chafariz construído pelo ex-prefeito Joaquim Veríssimo, nas proximidades da atual prefeitura municipal.

Uma das mais recentes igrejas a se instalar em Santa Cruz, é “Deus é Amor” que tem sua sede de orações e louvores em um salão de reuniões localizado na rua Mons. Elizeu Diniz.
E assim, aos poucos a nossa cidade vai ganhando templos de orações edificados por religiões diferentes. Não é de nosso conhecimento a existência de igrejas não Cristãs em nosso município. Todas com a sua doutrina, modos e costumes particulares, professam a sua fé em um mesmo Deus.