quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

TRABALHADORES VOLTAM PARA CASA

Depois de nove meses trabalhando em usinas do sul do país, diversos trabalhadores de Santa Cruz da Baixa Verde, especialista no corte da cana, finalmente retornaram ao convívio familiar.

Já é de costume muitos trabalhadores saírem de nossa região para buscar o sustento da família nos cortes de cana espalhados pelo Brasil. Muitos partem para o Mato Grosso do Sul outros para o interior de São Paulo. Trabalham entre quatro, seis e até nove meses nas usinas daquela região e depois retornam a convivência familiar, onde permanecem até o início de uma nova colheita.
Diferente da partida, onde as mulheres e crianças dos homens do corte da cana vivem a angústia de um longo desencontro, a chegada é motivo de festa e alegria.
Normalmente chegam com um bom dinheiro que é utilizado para pagamento de dívidas, na compra de animais, casas e terrenos. Alguns são mais ousados e empregam o suado dinheiro na compra da sonhada motocicleta, que é utilizada no uso diário ou como forma de investimento. Outros partem para um sonho a dois e utilizam o que ganharam com os gastos do casório.
Independente do que ganharam ou de como irão investir o que conseguiram economizar, a maior alegria deles é voltar para casa e aproveitar o período da entre-safra junto aos familiares.

Parabéns a esses “herois da resistência”. Descrever o tão pesado trabalho que esses nossos conterrâneos executam para poder ganhar o pão e realizarem parte dos seus sonhos, estando tão distantes de suas famílias e da terra natal, é impossível para nós. Resta-nos reconhecermos que como “guerreiros da cana”, vocês são um grande orgulho para os demais filhos da querida terra de Santa Cruz.