domingo, 4 de julho de 2010

ENGENHOS DE RAPADURA PRONTOS PARA ENTRAREM EM ATIVIDADE

Depois do tempo chuvoso os senhores de engenho de Santa Cruz da Baixa Verde se preparam para mais um período de moagem. As muitas plantações de cana-de-açúcar espalhadas pelo município nos dão a certeza de uma grande produção de rapaduras para a safra 2010/2011. Em alguns engenhos já é possível ver a cana no “pé da moenda”. Sinal de expectativas positivas para os produtores que planejam produzir, sem parar, até o mês de março.

A produção da rapadura é minuciosa. Vai desde o plantio, passando pelo cultivo e corte, até chegar na fabricação do doce que é a parte mais trabalhosa do processo.
Um detalhe que chama a atenção é que toda a matéria-prima gerada para o fabrico é aproveitada. As folhas e o caule da parte superior da cana-de-açúcar são direcionados para alimentação do gado. O caldo da cana é utilizado na fabricação de rapaduras. A tiborna ou restolho é servido na alimentação de porcos. Já o bagaço que é triturado na moenda é empregado como fonte de energia para alimentar a fornalha.
O escoamento da produção de rapaduras de Santa Cruz da Baixa verde é feita por comerciantes do próprio município. Em seus caminhões Mercedes ou F-4000, distribuem o produto para todo o mercado brasileiro, principalmente para os estados do Nordeste, principal consumidor da iguaria.

Na moagem do ano passado os engenhos da Capital da Rapadura não deram de conta da grande quantidade de cana a ser colhida na região. Por esse motivo muitos agricultores esperam colher o excedente na safra deste ano.
Desejamos boa sorte, para mais essas safra, aos que fabricam o doce mais famoso da Serra da Baixa Verde, de Pernambuco e de todo Norte/Nordeste do Brasil.