quarta-feira, 14 de julho de 2010

"SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA"

Ontem, o ABTV 2ª Edição mostrou em reportagem sobre período de estiagem, que Santa Cruz da Baixa Verde encontra-se entre as seis cidades sertanejas que o Governo do Estado decretou situação de emergência.
“Por causa da estiagem, o Governo do Estado decretou no início deste mês estado de emergência em municípios como Carnaubeira da Penha, Itacuruba, Iguaracy, Santa Cruz da Baixa Verde, Orocó e Floresta”.
Conforme a matéria exibida, houve no nosso município um longo período sem chuvas que fez com que muitos agricultores perdessem o que haviam plantado e que possivelmente serão beneficiados pelo Seguro Safra. No entanto, hoje, verificamos junto à página eletrônica da CODECIPE – Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco (www.comunidades.pe.gov.br/web/codecipe), que não existe nenhuma ocorrência de “Situação de Emergência por Estiagem” registrada para Santa Cruz da Baixa Verde. O município que consta entre os outros cinco que foram citados, segundo a CODECIPE, é “Santa Cruz”, situada entre Ouricuri e Petrolina, e não nossa Santa Cruz da Baixa Verde.
É válido lembrar que mesmo com a perda da safra de milho e feijão, as chuvas voltaram a nossa região desde o início de junho, o que contribuiu com o aumento das águas e recuperação das pastagens e plantações de cana-de-açúcar.