quinta-feira, 14 de abril de 2011

PARQUE MUNICIPAL DA CRATERA DA PANELA

Em contato com o nosso Blog, o astrônomo Pierson Barretto - pesquisador do fenômeno que originou a “Cratera da Panela”, nos enviou cópia de projeto para criação do Parque Municipal da Cratera da Panela.
A Cratera da Panela está localizada nas imediações do Sítio Cana Brava, município de Santa Cruz da Baixa Verde e tornou-se famosa pela sua formação, que segundo estudos, surgiu a partir da queda de um meteoroide de aproximadamente 40 metros de diâmetro.
Segundo tese defendida pelo autor do projeto de criação do Parque, a passagem do meteoro que formou a cratera da Panela foi visto de várias regiões brasileiras por populações pré-históricas, a mais de 1000 km do local do impacto, como pode ser visto no mapa a seguir.

A cratera possui um diâmetro de 600 metros e uma profundidade de aproximadamente 120 metros. Seu subsolo possui uma bacia de rochas cristalinas fraturadas, incrustada no batólito cienítico, guarda no seu interior um reservatório subterrâneo de água, que dá origem no vale a uma nascente, perene, mesmo nos períodos de maior seca.

Em termos geológicos esse evento meteorítico é muito jovem, estima-se que a formação da cratera da Panela ocorreu por volta do ano 1200 AC. Evidencia-se assim a grande relevância para a arqueologia, astronomia, ecologia, geologia etc. A beleza cênica da sua paisagem, o ecossistema particular desse sítio geológico é de grande interesse para atividades científicas, educacionais e recreativas.

Desse modo, segundo o autor do projeto, a proposta para a criação do Parque Natural Municipal da Cratera da Panela tem como objetivo básico a preservação de ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica, possibilitando a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental, de recreação em contato com a natureza e de turismo ecológico. Objetiva ainda, preservar as áreas naturais ou pouco alteradas, abrangendo paisagens, ecossistemas e/ou sítios geológicos de grande interesse para atividades científicas, educacionais e recreativas, de lazer, realizadas em obediência a planos de manejo.
Pierson enviou o projeto da criação do parque ao nosso Blog deixando a entender que há algum tempo encaminhou o mesmo projeto para as autoridades locais, mas, pelo visto, até o momento, não teve um retorno.
Enquanto isso, persistem as dificuldades para acesso a Cratera da Panela, onde somente os excursionistas mais persistentes conseguem chegar.

Postado por Givanilson Magalhães