sexta-feira, 20 de abril de 2012

ESTIAGEM PREOCUPA AGRICULTORES

A inesperada estiagem vista no Agreste e Sertão de Pernambuco começa a preocupa agricultores e o poder público.
Em Pernambuco já são 28 municípios que decretaram situação de emergência e entre estes estão Santa Cruz da Baixa Verde, Flores, Afogados da Ingazeira e, agora, Serra Talhada.
Em Santa Cruz da Baixa Verde os agricultores estão sofrendo com os índices de chuva abaixo da média desde janeiro. Para se ter uma ideia dos baixos índices registrados na Capital da Rapadura basta dizer que entre março e abril de 2011 o registro acumulado de chuvas foi de 282 milímetros enquanto que no mesmo período deste ano o registro tem sido de apenas 50,4 milímetros.
Para discutir a seca que atinge o Estado, hoje (20) em Garanhuns, reunido em audiência Pública com técnicos do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), o secretário de Agricultura e Reforma Agrária do Estado - Ranilson Ramos, destacou a necessidade de atuar em conjunto com as prefeituras na segurança alimentar dos animais uma vez que a situação pode se agravar, levando a um estado de subalimentação.
Ele também relatou algumas ações já discutidas com o governador Eduardo Campos, secretários de estado, diretores e gerentes regionais do IPA. Entre elas estão a produção de forragem animal, por meio do plantio irrigado imediato de três mil hectares de sorgo, através do programa "Terra Pronta Emergencial", além da aquisição de ração animal, financiados por linhas de crédito com carência e juros subsidiados para 125 mil criadores.
No que se refere ao abastecimento de água, ele adiantou que o governo vai universalizar as instalações e perfurações de poços, com planejamento concreto de, em seis meses, instalar 1.000 poços e recuperar outros 400, com recursos, já liberados, de R$ 14 milhões. “Orientamos todos que tiverem propostas de tecnologias para melhorar a alimentação animal a procurar os escritórios locais do IPA, que estão, inclusive, em regime de plantão, discutindo as medidas emergências”.

Postado por Givanilson Magalhães