sexta-feira, 22 de junho de 2012

PERNAMBUCANO DO SÉCULO

Aproveitamos o período junino para prestar nossa homenagem ao eterno Rei do Baião - Luiz Gonzaga, que este ano faria 100 anos.
Luiz Gonzaga nasceu em 13 de dezembro de 1912 na Fazenda Caiçara no sopé da Serra do Araripe, zona rural de Exu no sertão de Pernambucano. Recebeu o nome de Luiz (por ser o dia de Santa Luzia) Gonzaga (por sugestão do vigário) Nascimento (por ter nascido em dezembro, também mês de nascimento de Jesus Cristo).
Conseguiu gravar em toda a sua vida cinquenta e seis discos, compondo mais de quinhentas canções de grande sucesso nacional e tornando-se um dos maiores ícones da música brasileira.
Faleceu no dia 02 de agosto de 1989, depois de quarenta e dois dias internado no Hospital Santa Joana na cidade de Recife. Uma data que ficou marcada na vida de muitos brasileiros.
Na memoria de alguns santa-cruzenses, com os quais conversamos, há o registro de que o Pernambucano do Século passou em Santa Cruz da Baixa Verde na década de setenta, possivelmente no ano de 1974, quando fez um show para os conterrâneos no antigo clube de Zezé Carlos.

Postado por Givanilson Magalhães