quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

SCBV – PANCADAS DE CHUVAS

Registros colhidos na Plataforma de Coleta de Dados Meteorológicos – PCD, instalada no município de Santa Cruz da Baixa Verde, pelo Instituto de Tecnologia de Pernambuco – ITEP (uma das 35 PCD instadas em Pernambuco) informam que nos dias 04 e 05, deste mês, duas pancadas de chuvas pequenas, mas significativas, caíram no Município de SCBV.
Ao todo, nos dois dias foram apenas 15 milímetros de chuvas. É certo de que não foi o suficiente para amenizar por inteiro o longo período de estiagens que vivemos, mas o suficiente para renovar os ânimos dos conterrâneos.
Nesse contexto, às expectativas dos santa-cruzenses são de que neste mês de dezembro caia uma boa trovoada, o suficiente para converter boa parte dos prejuízos provocados pela seca. Porém estudos de pesquisadores do ITEP, reunidos com outros pesquisadores do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe), em Cachoeira Paulista (SP), indicam que a maioria dos modelos de previsão climática indica, para o próximo trimestre (dezembro de 2012 a fevereiro de 2013), uma maior possibilidade de chuvas abaixo do esperado para o Setor Oeste do Estado de Pernambuco, que compreende as mesorregiões do Sertão e Sertão do São Francisco, com as seguintes distribuições de probabilidades:
1 - Na categoria chuvas abaixo da média esperada as chances de acontecer são de 40%;
2 - Na categoria chuvas normais 35%; e
3 - Na categoria acima da normalidade as chances são de 25%.

Que continuemos com os bons ânimos de sempre e torçamos para que prevaleça os 25% das chuvas serem acima da normalidade ou 35% de chuvas normais, apesar de serem às menores das possibilidades.

Postado por Givanilson Magalhães