terça-feira, 11 de junho de 2013

ESTUDANTE DE SCBV CONTA EXPERIÊNCIAS VIVIDAS NA NOVA ZELÂNDIA


Segue compartilhamento da experiência vivida pela jovem Aiane de Souza Gomes, conterrânea residente no Sítio Santa Clara, mas atualmente residindo provisoriamente na Nova Zelândia, país situado no sudoeste do Oceano Pacífico, a cerca de 2.000 Km da Austrália, em outras palavras: “do outro lado do Mundo”.
Na mensagem recebida, após contato de nosso Blog, Aiane, muito extrovertida, conta não só as dificuldades enfrentadas para ser classificada no ”Programa Ganhe o Mundo”, do Governo de Pernambuco, que lhe contemplou com a atual viagem, mas também as experiências vividas longe da terra natal. Acompanhe.

Olá Givanilson!

É um prazer compartilhar como consegui tudo que estou vivendo agora!
Sou Aiane de Souza Gomes, filha de Alda Lécia e Anaildo Gomes, tenho 16 anos, resido no Sítio Santa Clara e atualmente estou estudando na escola Green Bay High School- Nova Zelândia, Auckland.
Eu estudava no EREMPAC- Serra Talhada, onde estou ainda matriculada, e através de um projeto do Governo de Pernambuco chamado "Programa Ganhe o Mundo", eu comecei a fazer um curso de inglês. Todos os dias, às 17h 15, depois da aula, eu fazia esse curso na escola mesmo. Às 19h15 terminava e às 20 horas eu chegava em casa. Era essa mesma rotina sempre (exceto os finais de semana).
De início, meu único objetivo era aprender o idioma, pois sempre gostei muito de inglês e eu nunca acreditei muito na ideia de ir estudar em outro país.
Só depois que o primeiro grupo de alunos da minha escola foi classificado para viajar e estavam todos se preparando, foi que eu percebi que realmente era verdade e que eu também era capaz. Vale ressaltar que eu fiz as primeiras provas classificatórias e consegui boas notas ( 9,8- 5 na oral e 4,8 na escrita), mas por conta da minha idade e porque eu não tinha 80% de frequência nas aulas (devido a dificuldade de se deslocar para minha casa), eu não pude fazer a entrevista para viajar também.
Entretanto, eu não desisti, houve um segundo edital e eu fiz novamente as provas e consegui passar. Não sei qual foram minhas notas dessa vez, pois não me informaram.
Foram dias de muito estudo, cansaço, dificuldades... Depois das provas, veio a entrevista. Essa parte foi um pouco difícil, pois não dependia de conhecimento intelectual, mas sim de muitas outras coisas...
Depois que saiu o resultado final começou a cair a ficha que eu estava prestes a viver outra realidade! A partir daí, então, começou a correria com autenticação de documentos, retirada de passaporte, reuniões pré-embarque, malas... Além de que tive que estudar em dobro o idioma para garantir que eu iria conseguir me comunicar quando chegasse aqui.
Foram dias de muita ansiedade também, onde eu vivia contando os dias e pesquisando na internet sobre como era tudo aqui, as pessoas, a comida, cultura... Foram criados grupos no facebook para nos mantermos informados sobre datas de reuniões, de retirada de passaporte e muitas outras coisas. Preenchi muitos formulários para conseguir os vistos, carta para a 'host family' (família hospedeira daqui)...
Muitos dias antes de viajar eu consegui contato com minha 'host family', adicionei todos no facebook e comecei a conversar com eles.
Depois de muitos preparativos, muita, mais muita correria mesmo, no dia 05 de fevereiro finalmente eu embarquei. O roteiro da viajem foi o seguinte: Recife- Rio - Dubai - Melbourne(Austrália)-Auckland. Foram mais ou menos 31 horas de viajem, 4 aviões, 2 dias e meio. Foi realmente uma longa e cansativa viagem!
Mas a aventura já começou durante a jornada, conheci novas pessoas e fiz novos amigos.
No dia 08 de fevereiro eu cheguei aqui em Auckland. No aeroporto estava a diretora da escola nos esperando, de lá fui para a escola e logo depois encontrei minha hostmom ( mãe hospedeira) e fui para casa. Fui muito bem recebida e o lugar é simplesmente LINDO!
Valeu a pena todos os dias de estudo e correria, até mesmo a saudade! A experiência que estou vivendo é maravilhosa e com certeza irá gerar bons frutos para o meu futuro.
Quanto à saudade, é grande, mas eu posso dizer que é um dos menores problemas. A adaptação de início foi muito difícil também. As pessoas aqui são muito receptivas, a cultura é muito diferente, porém encantadora. A comida do ponto de vista brasileiro é RUIM, mas depois que me acostumei nem tanto...
Minha família é indiana, mas já moram aqui há dez anos, então eu tenho aprendido não só sobre a cultura dos 'kiwis' ( como chamam as pessoas nascidas na Nova Zelândia) mas também da cultura indiana. Porém isso é bom, estou em um país e ainda tenho o privilégio de aprender sobre dois!
O idioma: quando eu cheguei aqui, confesso que não entendia quase nada (o que é normal), mas depois meus ouvidos foram se acostumando com a nova língua e eu já pude me comunicar com muito mais facilidade. Só para constar, o inglês daqui não é nem americano nem britânico, é uma mistura dos dois que forma um inglês originalmente neozelandês. Isso fez com que eu tivesse dificuldade em entender e ser entendida, porque eu tinha aprendido o inglês americano. Mas logo depois fui me adaptando, aprendendo novas palavras e gírias.
Experiências: Foram muitas mesmo! Visitei muitos lugares, encontrei brasileiros de vários outros estados por aqui, fiz novos amigos, aprendi bastante...
As principais dificuldades foram inicialmente: o idioma, às vezes não conseguia entender o professor, a saudade e a adaptação em relação à comida.
Enfim, já estou totalmente acostumada com minha nova vida, minha rotina, tudo! Ontem fez 4 meses que estou aqui. O intercâmbio tem a duração de 5 meses e dia 11 de julho eu estarei embarcando de volta para o Brasil. Vou sentir saudades das pessoas que me acolheram aqui, do lugar e dos amigos que fiz. Palavras não descrevem a grandiosidade dessa experiência que considero a melhor e única em toda minha vida! Sinto muitasss saudades da minha família, dos meus amigos, da minha escola...
Segue aí algumas das muitas fotos que tenho tirado.



Postado por Givanilson Magalhães