sexta-feira, 14 de março de 2008

FÓRUM PERNAMBUCO DA GENTE















Em parceria com o Instituto Exatta, o Diário de Pernambuco realiza mais um evento socioeconômico que, desta vez, coloca em discurso o desenvolvimento microrregional do Sertão do Pajéú.
O Território da Cidadania do Sertão do Pajeú (PE), com 13.350,30 quilômetros quadrados, é formado pelos municípios de Afogados da Ingazeira, Brejinho, Calumbi, Carnaíba, Flores, Iguaraci, Ingazeira, Itapetim, Mirandiba, Quixaba, Santa Cruz da Baixa Verde, Santa Terezinha, Serra Talhada, Sertânia, São José do Belmonte, São José do Egito, Solidão, Tabira, Triunfo e Tuparetama.
O Fórum Pernambuco da Gente tem como objetivo discutir junto aos prefeitos e comunidade os temas socioeconômicos de cada região e indicar potenciais e oportunidades de negócios.
O evento foi realizado no final de fevereiro e teve Afogados da Ingazeira como cidade sede do encontro que discutiu temas ligados ao desenvolvimento da Microrregião do Pajeú.
O Instituto Exatta colhe dados em pesquisa técnica e os resultados são apresentados e debatidos nos encontros.
Além dos prefeitos do Sertão do Pajeú, estiveram presentes representantes do Governo do Estado e do Tribunal de Contas Estadual (TCE).
Temas como: Democracia Participativa, Interação Administrativa e Interiorização do Desenvolvimento foram discutidos com o objetivo de aperfeiçoar a eficiência da gestão pública.
O representante do Governo do Estado, o secretário de desenvolvimento econômico, Fernando Bezerra Coelho, apontou os novos reflexos do novo momento econômico vivido por Pernambuco, que com os empreendimentos desenvolvidos em Suape (complexo industrial localizado nos municípios do Cabo de Santo Agostinho e Ipojuca), todos os municípios do Estado serão beneficiados com o repasse da cota-parte gerada pelo ICMS pago por ás indústria que ali se instalam.
Alguns prefeitos aproveitaram para cobrar agilidade nos repasses de recursos e conclusão de projetos que foram paralisados.