segunda-feira, 30 de junho de 2008

DOM LUIS RECEBE INSÍGNIA LITURGICA

Cidade do Vaticano - Ontem, 29 de junho, Dom Luis Gonzaga recebeu do Papa Bento XVI, a imposição do pálio. Como é tradição, todos os anos na festividade de São Pedro e São Paulo o papa "impõe" o pálio aos arcebispos nomeados no último ano.
O pálio é uma faixa de lã branca com seis cruzes de seda preta, e era um sinal litúrgico exclusivo dos papas, até passar a ser concedido aos bispos que tenham recebido de Roma uma especial jurisdição. É uma insígnia litúrgica de “honra e jurisdição”. É símbolo de unidade entre os arcebispos metropolitanos e o papa. Os arcebispos usam o pálio somente nas suas arquidioceses e em ocasiões especificadas pelo Pontifical Romano.
Outro brasileiro a receber o pálio foi Dom Mauro Aparecido dos Santos, novo Arcebispo de Cascavel-PR.
A celebração aconteceu às 9h30 (horário local), 4h30 (horário de Brasília) na Basílica Vaticana. Dom Luis foi á Roma acompanhado de sua mãe, Dona Isabel Pepeu, o Monsenhor João Carlos Acioly Paz, Vigário Geral da Diocese e Pároco de Iguaracy e o Pe Gilvan Bezerra, novo Administrador da Paróquia de Nossa Senhora da Penha, em Serra Talhada.