terça-feira, 10 de junho de 2008

FEIRAS AGROECOLÓGICAS DO SERTÃO FAZEM ANIVERSÁRIO

Durante a Semana do Meio Ambiente acontecem ás comemorações de aniversário das feiras agroecológicas do Sertão do estado. As festividades já se transformaram numa atividade tradicional da região e têm sido um momento de confraternização, com a participação de feirantes, consumidores, organizações de assessoria, instituições de ensino e outros segmentos da comunidade.


Serra Talhada foi o primeiro município do Sertão de Pernambuco a instalar a proposta, em Junho do ano 2000, sendo seguido depois por várias outras cidades, entre elas, Flores que comemora seu quarto aniversário, o município de Mirandiba que completa três anos de feira agroecológica e Santa Cruz da Baixa Verde, a mais nova delas, com a comemoração do seu segundo aniversário.


As feiras agroecológicas têm se firmado cada vez mais como oportunidade de comercialização dos produtos da agricultura familiar, que são produzidos segundo princípios da agroecologia. São espaços onde os agricultores comercializam os seus produtos agrícolas direto com consumidores, valorizando sua produção e oferecendo uma qualidade diferenciada. Garantindo mais renda para suas famílias e contribuindo para a preservação ambiental e a saúde dos consumidores. Essa é mais uma conquista da agricultura familiar na convivência com o Semi-Árido.