quarta-feira, 11 de junho de 2008

DOM LUIZ DEIXARÁ DIOCESE


O bispo da Diocese de Afogados da Ingazeira, dom Luiz Gonzaga Silva Pepeu, é o novo arcebispo da arquidiocese de Vitória da Conquista (BA). O anúncio foi feito nesta quarta-feira, 11 de junho, pelo papa Bento XVI.
Dom Luiz Gonzaga é da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos e estava a frente da diocese de Afogados da Ingazeira desde de 27 outubro de 2001.
Pernambucano de Caruaru, dom Luiz é o 3º bispo da diocese de Afogados da Ingazeira e será o 2º Arcebispo Metropolitano de Vitória da Conquista na Bahia.
Dom Luís deverá assumir a arquidiocese baiana em dois meses, depois de cumpridos os trâmites da Igreja Católica. Ele ocupa a vaga deixada pelo atual presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, dom Geraldo Lyrio Rocha.
Com a partida de dom Luiz, começa a expectativa da indicação do novo bispo para a nossa diocese pelo vaticano.
Dom Luiz fez sua última celebração em Santa Cruz da Baixa Verde no dia 26 de abril de 2007, quando esteve aqui para presidir a ordenação sacerdotal de padre Pedro, filho desta terra.
Com a saída de dom Luiz, acabam-se as especulações sobre a transferência do Pe. José Viana, que por muitos vinha sendo comentado.