sábado, 30 de agosto de 2008

DIA “D” CONTRA A RUBÉOLA

Centenas de pessoas compareceram hoje (dia 30) aos postos de saúde do município de Santa Cruz da Baixa Verde para participar do Dia “D” de vacinação contra a rubéola. A data é o ponto alto da campanha que foi iniciada no dia 9, com objetivo de imunizar na cidade 95% das pessoas, com idades entre 20 e 39 anos.
O objetivo da mobilização, que vai até o dia 12 de setembro, é erradicar a doença e a Síndrome da Rubéola Congênita até 2010, compromisso firmado pelos países das Américas durante a 44ª reunião do conselho diretor da Opas (Organização Pan-americana da Saúde).
Além das unidades básicas e unidades de saúde da família a vacina foi oferecida em supermercados, bares, oficinas e residências da cidade.
“O objetivo da campanha é erradicar a rubéola. Embora seja uma doença benigna, se contraída poderá causar a síndrome da rubéola congênita, provocando nos recém-nascidos, doenças graves como: lesões cardíacas, cegueira, surdez e retardo mental”, afirmou Temporão.
Esta será a maior campanha de vacinação já realizada no mundo. A segunda maior mobilização foi em 1992, quando o Brasil vacinou 52 milhões de crianças e adolescentes contra o sarampo.
A vacina só não pode ser aplicada em gestantes; pessoas com deficiência imunológica congênita ou adquirida devido a tratamentos com imunossupressores, corticosteróides, antimetabólicos ou radiação. Quem já apresentou reação à vacina ou tem hipersensibilidade comprovada à proteína do ovo também não deve ser imunizado.