terça-feira, 4 de novembro de 2008

CONTERRÂNEA DÁ DEPOIMENTO DE FÉ AO PE360GRAUS


Uma reportagem sobre os “Romeiros do Pe. Cícero” publicada ontem (03), no site pe360graus, da Globo Nordeste, trás o depoimento da conterrânea Vanéssia Lopes. Acompanhe a matéria completa transcrita em nosso Blog:

CIDADES
Pernambucanos invadem Juazeiro do Norte na Romaria de Finados
Os pernambucanos invadiram Juazeiro do Norte, no Ceará, para homenagear o padre Cícero na Romaria de Finados, que se estendeu entre os dia 29 de outubro e 02 de novembro.
Do alto da Serra do Horto, os mais de 30 metros da estátua do sacerdote não puderam dar a dimensão do o tamanho da fé do povo. Durante os cinco dias de romaria, mais de 600 mil pessoas visitaram a cidade.
Em fila, pessoas tiveram que aguardar mais de duas horas, para se aproximar da imagem do padroeiro. Apesar do sacrifício, diziam os romeiros quando perguntados: “Vale a pena!”.
O caminheiro Francisco Torres levou romeiros de Serra Talhada, também do Sertão de Pernambuco, e garante que costuma receber graças. “Já alcancei graças aqui. Meus romeiros também, todos eles alcançaram graças”, diz.
A estátua foi esculpida pelo pernambucano, Armando Lacerda, em 1929.
O monumento impressionou a dona de casa Vanéssia Lopes, que saiu de Santa Cruz da Baixa Verde, no Sertão do Pajeú, para pagar uma promessa. “Eu engravidei, tive um susto e perdi o bebê. Aí, passei três dias internadas, sem comer e sem beber nada, quase que morria, mas graças a ele e a Deus, eu tô contando a história”, conta.
Além da estátua, um museu na Serra do Horto, onde estão reproduzidas cenas do cotidiano de padre Cícero, é bastante visitado pelos fiéis, que se emocionam. “Uma sensação maravilhosa. Você chega aqui com o coração livre”, diz Ivanete Souza.
Outro local que conferido por muita gente foi a Capela do Socorro, onde o religioso foi sepultado. Santuários, memoriais, basílicas e igrejas, dias inteiros de intensas atividades litúrgicas. As missas são sempre lotadas de romeiros. Uma história que começou no Ceará e , hoje, reúne gente de todos os estados do Nordeste.

da Redação do pe360graus.com