segunda-feira, 3 de novembro de 2008

DIA DE FINADOS REUNE FAMILIAS PARA REZAREM POR SEUS MORTOS

Ontem, 02 de novembro, data em que a Igreja Católica celebra O Dia dos Fiéis Defuntos, Dia dos Mortos ou Dia de Finados, muitas pessoas compareceram aos cemitérios da cidade desde as primeiras horas da manhã para relembrarem seus mortos.
O cemitério “Descanso Eterno”, ou “cemitério velho”, ainda é o mais visitado. Não sabemos dizer, com precisão, quantas pessoas foram ali sepultadas, pois após, chegado ao limite de sua capacidade, muitos túmulos foram reutilizados para o sepultamento de outras pessoas.

No cemitério “Parque da Paz” ou “cemitério novo”, cerca de cem pessoas já foram sepultadas desde sua inauguração, no início da década em que vivemos.
Fiéis de toda região participaram de visitas aos dois cemitérios onde puderam se reunir familiarmente em volta dos túmulos de parentes e amigos e ali fazerem suas orações, acederem velas e deixarem coroas de flores em um gesto de carinho e harmonia para com os mortos.
Muitas pessoas vêm de longe fazer a saudosa visita e aqui são acolhidos por parentes e amigos que lhes dão o apoio necessário para passarem o dia. Outras aproveitam a data para irem pagar suas promessas em Juazeiro do Norte-CE. Lá visitam o túmulo do mais querido “Santo” popular nordestino não canonizado, o Padre Cícero Romão Batista.



O caminhão pau-de-arara ainda serve como principal meio de transporte para muitos devotos que participam da Romaria de Finados. O retorno bem sucedido da longa viagem ao Estado do Ceará, ainda costuma ser comemorado com uma tradicional girândola ou queima de fogos.

Conforme programação, o padre José Viana, participou das homenagens aos mortos, com visitas aos cemitérios e celebrações da Santa Missa. Neste dia, a Igreja nos fez refletir sobre o quanto é grandioso o dom da vida e o quanto é importante á morte, em nossa jornada terrena, que encontra seu grande sentido com a ressurreição de Cristo.