terça-feira, 18 de novembro de 2008

ESTUDANTE SANTACRUZENSE É SEMIFINASLISTA EM OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA PROMOVIDA PELO MEC

Após passar pela 1ª, 2ª e 3ª etapas do concurso Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, categoria III – Artigo de Opinião, a estudante Maria Roziane da Silva Santos, aluna do 3º ano da Escola Santa Cruz, teve a sua redação selecionada para concorrer como semifinalista do concurso realizado pelo Ministério da Educação e Cultura - MEC, em parceria com a Fundação Itaú Social e o Cenpec, uma união que desenvolve ações de formação de professores e premia poesias, textos de memórias e artigo de opinião, elaborados por alunos de escolas públicas de todo o país.
Dezenove estudantes pernambucanos foram selecionados para a semifinal do concurso e, entre eles, Maria Roziane que mora na zona rural do nosso município, mais precisamente, no sítio São José. A estudante concorreu com o tema “Construção da barragem: Solução ou Problema?”.
Maria Roziane e sua professora - Francisca Lúcia Diniz Pereira, viajaram no domingo á noite para a Capital Paulista com todas as despesas pagas pelos organizadores das olimpíadas e se juntarão a 500 alunos de todo o Brasil, também selecionados para a semifinal do concurso. Os semifinalistas participarão da etapa regional que após produzirem um novo texto com o apoio da equipe técnica responsável pelas Olimpíadas e de seus professores, serão avaliados pela comissão julgadora, onde restarão apenas 150 participantes. Os selecionados para a etapa nacional serão acompanhados por um responsável legal, pelo professor que coordenou os trabalhos com a turma e pelo diretor da escola. Todos participarão do encontro nacional que será realizado em Brasília. Uma comissão organizadora nacional que será organizada pelo Ministério da Educação (MEC) e demais empresas engajadas no concurso avaliará as 150 redações selecionadas das quais sairão 05 vencedores nacionais para a categoria III – Artigo de Opinião.


Além do reconhecimento concedido pelo MEC, as escolas que encaminharam os alunos vencedores do concurso ganharão um laboratório de informática com dez microcomputadores, uma impressora e livros para a ampliação do acervo da biblioteca. Os alunos ganharão medalha de ouro, um microcomputador e uma impressora e os professores que acompanharam os alunos também receberão um microcomputador com impressora.

Parabéns a estudante e sua professora pela iniciativa e criatividade! Mesmo que não vençam o concorrido concurso, poder estar entre os 19 estudantes que representam o nosso Estado já é uma vitória sem limites!