Seu João ainda nos falou que o comércio local já era bem adiantado, existia uma feira popular com muita variedade na localidade, realizada nos dias de segunda-feira com bastante participação da população. “A feira daqui não cabia de gente e não perdia para a de Triunfo, as duas eram as maiores da região”, falou.

Seu João Machado também foi grande liderança política na vila de Santa Cruz da Baixa Verde, na época distrito do município de Triunfo. Por cinco vezes consecutivas exerceu o mandato de vereador pela UDN (partido político), sendo eleito na primeira vez, com um total de 170 votos. Ele garante que durante todo esse tempo envolvido na política local sempre lutou pelos direitos da comunidade, protestou e reivindicou a favor da nossa terra. Por último o Sr. João Machado recordou das vezes em que Santa Cruz da Baixa Verde tentou desmembrar-se do município de Triunfo e que só veio a obter êxito na terceira tentativa, no ano de 1991. “Fui um dos que lutei muito pela independência de Santa Cruz. Recordo de deputados que não acreditavam e não queriam que Santa Cruz passasse a ser cidade, mas alguns deputados da região deram um grande apoio ao nosso município e estiveram aqui no dia votação”. Afirmou o ex-vereador orgulhando-se pela cooperação e conquista.
Apoiando-se (tomando como exemplo) nas memórias do Sr. João Machado, o nosso Blog não poderia deixar de lembrar as muitas pessoas que tanto contribuíram com o desenvolvimento de Santa Cruz da Baixa Verde. Caso fossemos citar neste espaço todos os nomes das muitas pessoas que deram um pouco de si objetivando o nosso desenvolvimento, passaríamos muitos dias para terminar e ainda assim deixaríamos de incluir muita gente.
Fundamentando-se no exemplo acima resolvemos pedir para que cada santa-cruzense faça as suas lembranças e restaure na imaginação outros bons momentos da nossa história.