quinta-feira, 1 de outubro de 2009

NOSSA HISTÓRIA CONTADA POR "SEU JOÃO"...

Em lembrança aos 18 anos de emancipação política de Santa Cruz da Baixa Verde o Blog da Cidade entrevistou o Sr. João Alves Machado Dias, que não nasceu no nosso município, mas desde que chegou aqui na década de 40 fixou residência, acompanhou desde o início o desenvolvimento do município e é hoje um dos senhores mais respeitado e querido entre os santa-cruzenses.

João Alves Machado Dias nasceu no dia 12 de junho de 1916 no município de Altinho, agreste de Pernambuco e lembra que chegou a Santa Cruz da Baixa Verde, no dia 06 de maio de 1941, com 24 anos de idade, quando a localidade pertencia ao município de Triunfo e era denominada Vila de Brocotó. “Fui o primeiro fotógrafo do lugar”, afirmou. Contou-nos também que na época a vila não tinha igreja, existiam poucas casas, as missas e novenas eram celebradas nas residências e fazendo uma breve explanação sobre a região, nos falou que onde hoje é o centro da cidade só existiam roças de mamona, milho e feijão e completou que os baxios eram situados por plantações de cana-de-açúcar. “O primeiro engenho de rapadura foi o de Caciano Cândido, engenho de pau, movido a boi”, relatou.
Seu João ainda nos falou que o comércio local já era bem adiantado, existia uma feira popular com muita variedade na localidade, realizada nos dias de segunda-feira com bastante participação da população. “A feira daqui não cabia de gente e não perdia para a de Triunfo, as duas eram as maiores da região”, falou.

Com a memória bastante lúcida ele falou que na vila existiam dois automóveis, um do Sr. José Burrego e o outro do Sr. Silvino Cancão. O terceiro carro que apareceu na localidade, segundo ele, foi um Jeep Williams, ano 51, que ele adquiriu em Caruaru por Um Conto de Réis (moeda de época), no ano de 1963.
Seu João Machado também foi grande liderança política na vila de Santa Cruz da Baixa Verde, na época distrito do município de Triunfo. Por cinco vezes consecutivas exerceu o mandato de vereador pela UDN (partido político), sendo eleito na primeira vez, com um total de 170 votos. Ele garante que durante todo esse tempo envolvido na política local sempre lutou pelos direitos da comunidade, protestou e reivindicou a favor da nossa terra. Por último o Sr. João Machado recordou das vezes em que Santa Cruz da Baixa Verde tentou desmembrar-se do município de Triunfo e que só veio a obter êxito na terceira tentativa, no ano de 1991. “Fui um dos que lutei muito pela independência de Santa Cruz. Recordo de deputados que não acreditavam e não queriam que Santa Cruz passasse a ser cidade, mas alguns deputados da região deram um grande apoio ao nosso município e estiveram aqui no dia votação”. Afirmou o ex-vereador orgulhando-se pela cooperação e conquista.
Apoiando-se (tomando como exemplo) nas memórias do Sr. João Machado, o nosso Blog não poderia deixar de lembrar as muitas pessoas que tanto contribuíram com o desenvolvimento de Santa Cruz da Baixa Verde. Caso fossemos citar neste espaço todos os nomes das muitas pessoas que deram um pouco de si objetivando o nosso desenvolvimento, passaríamos muitos dias para terminar e ainda assim deixaríamos de incluir muita gente.
Fundamentando-se no exemplo acima resolvemos pedir para que cada santa-cruzense faça as suas lembranças e restaure na imaginação outros bons momentos da nossa história.