quarta-feira, 17 de março de 2010

COLHEITA DA PINHA

Passeando pela zona rural de nosso município, vimos que este ano o clima tem sido favorável para colheita em abundância de algumas espécies de frutas. É o caso da pinha, fruta que também é conhecida pelo nome fruta-de-conde. É originária da América Central e aqui no Brasil, foi introduzida na Bahia, em 1926, pelo Conde Miranda, sendo hoje cultivada em diversos estados brasileiros.
Árvore pequena de 5 a 8 metros de altura com muitos galhos, aprecia regiões quentes e prefere pouca chuva. Para amadurecer em casa, basta deixar o fruto em local protegido da luz. Quem tiver pressa, pode embrulhar em jornal. A pinha deve ser consumida ao natural. Nesse caso, basta parti-la com as mãos, e comer com garfo.
Aqui em Santa Cruz é possível encontrar a árvore tanto em pomares urbanos como na zona rural. Porém, seu plantio é mais intenso nos arredores do sítio Cachoeira, as margens da PE 365. Naquela área os agricultores colhem frutos suficiente para vendas em grandes quantidades e terminam gerando mais uma receita para os gastos do cotidiano.