terça-feira, 4 de janeiro de 2011

CALUMBI NA ROTA DA FÉ COM DILMA


1. Nesta pequenina cidade Dilma Rousseff obteve a maior votação proporcional de todo o País. Era preciso entender um pouco desse entusiasmo e lá fomos no dia da posse da presidenta.
2. Para chegar a Calumbi, no Sertão do Pajeú, quase 400 quilômetros distante do Recife, há mais de um caminho, e pelo menos um dele nos faz passar por um roteiro que poderíamos chamar de bíblico, com dois nomes que chamam a atenção: Jericó e Canaã.
3. Paramos em Canaã, distrito de Triunfo. Desses lugares do fim do mundo, onde as pessoas não parecem ter muita pressa. Logo na entrada, um grupinho aproveita a sombra de uma algaroba para papear se protegendo do Sol das 11h.
4. A pergunta é inevitável: e a presidenta, o que esperam dela? Resposta unânime: Que ela continue o governo de Lula. O que ele fez de tão importante? Tá dando trabalho e comida pra gente. Antes dele, só com a emergência. Hoje a gente tem o que comer, sem emergência, graças a Lula.
5. Em Calumbi, logo na entrada da cidade, na frente de um bar, várias mesas, uns 20 homens e três mulheres fazem uma farra, ao som de foguetes.
6. No centro de Calumbi, a cidade recordista de votos para Dilma Rousseff, só um cidadão, sentado na porta de casa. Bom dia. Bom dia. Como tá o povo da cidade com a posse de Dilma? O povo tem muita fé. Ela vai continuar a fazer o que Lula vinha fazendo. Um pouco mais adiante, uma mulher na porta olha curiosa para o estranho fazendo perguntas. Bom dia. Bom dia. A senhora vai ver a posse de Dilma na TV? Vou, sim senhor. O que espera dela? Tudo, né? Que ela faça o que Lula faz. Basta isso.
7. Ninguém mais para ouvir na praça vazia. Vamos para a folia, ver o que estão festejando. Lá damos de cara com o prefeito Joelson comandando a farra. Por quê? Ora, por quê. Hoje é o primeiro dia do ano e é dia de festa. Ali tá o nosso novo presidente da Câmara, Valdemar. E tem a posse de nossa presidenta. Quer mais?
8. Por que quase todos os eleitores de Calumbi votaram em Dilma? Literalmente, Joelson responde: “Pelos programas sociais de Lula, que foi um presidente extraordinário”.
9. Enquanto o prefeito falava, o pessoal da farra fazia eco. A crença do povo de Calumbi é a mesma de Canaã: que Dilma seja um repeteco de Lula.
10. E é preciso mesmo: entre o censo de 2000 e o de 2010, o município perdeu 1.443 habitantes. Uma perda que repercute no Fundo de Participação dos Municípios – para baixo – aumentando a dependência do Estado e da União. E como a presidenta anunciou como prioridade das prioridades combater a pobreza...

FONTE: Jornalista Inaldo Sampaio