quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

SERRA TALHADA – JUMENTOS APREENDIDOS

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Prefeitura Municipal de Serra Talhada, no Sertão do estado, apreenderam, na última terça-feira (25), 25 jumentos que estavam soltos na BR-232, num trecho de 58 quilômetros, entre o km 408 e o km 466.
Os animais, que representavam grave risco de acidentes por estarem soltos, foram laçados, embarcados e transportados para a sede do Centro de Zoonose, onde ficarão guardados até que seus donos venham resgatá-los. Esse tipo de resgate é raro, uma vez que as despesas com a estadia do bicho no Centro acaba sendo mais cara que o valor do próprio animal, bastante desvalorizado no mercado.
A retirada dos animais só é possível após o proprietário comparecer à Delegacia de Polícia Civil local, onde será lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência, com base no artigo 31 da Lei de Contravenções Penais, responsabilizando-os pelo bicho. Além disso, os donos terão que pagar os custos com a alimentação e permanência do animal no centro.
Em 2010, mais de 260 animais foram apreendidos na região. O trabalho de retirada de animais das estradas, realizado em conjunto pela Polícia Rodoviária Federal e a Prefeitura de Serra Talhada já acontece há cerca de quatro anos, e intuito de ambas as instituições é, ao longo de 2011, aumentar a frequencia semanal com que esse trabalho é realizado. Para isso, a PRF disponibiliza o caminhão boiadeiro para o transporte de animais e o Centro de Zoonose do município coloca a disposição da corporação, uma vez por semana, um laçador para realizar essas apreensões.

FONTE: JC Online