segunda-feira, 4 de março de 2013

CIMPAJEÚ - PREFEITOS ASSINAM CONVÊNIO PARA ELABORAR PLANO INTERMUNICIPAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS NO PAJEÚ

Treze prefeitos que participaram ontem da reunião do Cimpajeú (Consórcio de Integração dos Municípios do Sertão do Pajeú) assinaram contratos de adesão junto ao Itep (Instituto de Tecnologia de Pernambuco) para elaboração de um plano intermunicipal de gestão de resíduos sólidos.
O ato marcou a primeira reunião do ano entre os consorciados tendo à frente, como presidente, o prefeito de Serra Talhada Luciano Duque (PT). O petista foi o principal articulador para que as cidades consorciadas pudessem conhecer e debater políticas de destinação de lixo. No total, R$ 297 mil foi o investimento apresentado pelo Instituto para elaborar o plano intermunicipal visando beneficiar 17 cidades do Pajeú.
“A nova legislação preconiza que o destino final do lixo seja resolvido até 2014, só que a solução mais correta e barata é a dos aterros sanitários aliados à coleta seletiva”, justificou em entrevisa a Juliana Lima, da Rádio Pajeú.
Ele propôs a ampliação do programa Recicla, com o ITEP, como também atender a política de destinação final do lixo de cada cidade. “A partir da construção deste plano vamos saber custos do projeto, dentre outros detalhes. O Governo Federal não tem dinheiro para cada um ter seu aterro. Faremos isso a partir de um plano regional”.
Animais soltos: O Prefeito Romero Guimarães ficou de contactar uma empresa de Minas Gerais especializada em receber animais. “O grande problema é a questão dos jumentos, sem valor comercial, causando acidentes. Quando houver proposta concreta da empresa vamos apresentar”, disse Duque. A próxima reunião tratará da criação de uma Junta médica regional. O consórcio vai propor a criação de três juntas regionais.
Ausentes : Não compareceram à reunião os prefeitos José Mário Cassiano (Carnaíba), Sebastião Dias (Tabira), Tácio Bezerra (Santa Cruz da Baixa Verde) e Joelson (Calumbi).

FONTE:Radialista Nill Júnior
Postado por Givanilson Magalhães