quinta-feira, 9 de maio de 2013

ESTOURO DE GALERIA DE ESGOTO

Segue o alerta para as obras de esgoto sanitário em SCBV. Possivelmente o esgoto que anualmente estoura na Rua Monsenhor Eliseu Diniz, que atualmente encontra-se parcialmente interditada em frente ao Mercado Público (foto), se justifique pela falta de capacidade da rede de esgoto que devido à limitação no diâmetro das manilhas ou galerias não suporta a pressão das águas que acumulam em dias de chuvas fortes. Isso faz com que a força das águas pressione as manilhas/galerias e estas terminam por forçar o estouro de calçamento ou asfalto conforme imagem.

Logo, o nosso alerta vai para obra de esgoto/galeria de água que está sendo concluída na entrada da cidade. Quem teve a oportunidade de passar por lá quando estavam colocando as manilhas, pôde perceber que o diâmetro dos tubos, talvez, não passasse de 30 centímetros, limitando por demais a capacidade de acúmulo de água e esgoto de uma avenida extensa e bastante habitada.


Assim pergunto: Será que brevemente, em dias de chuvas fortes, não ocorrerá o mesmo que acontece com o esgoto/galeria da Rua Monsenhor Eliseu Diniz? É válido lembrar que sou Contador, não sou Engenheiro e posso estar enganado... Mas, acredito que alguém deve ter assinado por aquela obra. Do contrário, como cidadão, sugiro que a Administração Municipal solicite uma análise técnica, sobre o assunto, a empresa que ganhou a licitação da obra em questão, para que esta teoria seja confirmada ou desqualificada. Não será enfadonho comentar aqui que o gasto do dinheiro público é coisa séria e que este deve ser aplicado de forma que o benefício permaneça por muitos e muitos anos. Por isso a necessidade de se amarrar nos termos de referência de processos licitatórios de obras todos os detalhes técnicos necessários à execução de serviços, para que, em caso contrário, não venham a ser refeitas no primeiro ano de seu término. É preciso que pensemos grande pela nossa Santa Cruz da Baixa Verde, de uma forma que as pessoas passem, mas as obras fiquem para benefício também das gerações que estão por vir.

Postado por Givanilson Magalhães