sábado, 5 de abril de 2008

A PRAÇA















Quem mora ou morou em Santa Cruz sabe o valor que a Praça da Matriz representa para cada um de nós santacruzenses. Principal ponto de referência de nossa cidade, sabemos que aquele espaço (talvez o mais querido), já foi o palco de muitos acontecimentos.
Por ali passaram gerações de casais de namorados, onde alguns preferiam a “Praça do Chafariz”, mas também tinham apego pela “Praça de Cima”, como também é de costume chamar.
Muitos estudantes ali esperavam o velho ônibus estudantil.
Muitas crianças externaram suas alegrias no seu calçadão,
passeios, bancos e jardins.














Na Praça da Matriz a população se reúne para viver os grandes momentos. É lá quê estamos para romper ano, assistirmos encenações, participarmos das celebrações religiosas, o sete de setembro, os comícios eleitorais, visitarmos os estandes que são montados na Feira da Rapadura e até mesmo para assistirmos a shows e apresentações culturais.
Foi na Praça da Matriz que comemoramos a nossa maior vitória
– A festa de nossa Emancipação Política, lembram-se?
Quem vê a praça hoje, talvez não mais se recorde de nossa antiga praça. Aquela que tinha o monumento. Aliás, monumento este que nunca existiu, não é? Os mais velhos devem saber a história... E, por falar em monumento o único que ali foi posto foi uma televisão de 20 polegadas, onde muitos assistiam seus programas preferidos na década de 80.
Ainda bem que temos a Praça! Que os nossos administradores continuem cuidando dela, pois como disse o poeta Castro Alves:
”A praça! A praça é do povo como o céu é do condor”.