segunda-feira, 29 de junho de 2009

EXÉRCITO DA CULTURA POPULAR INVADE AS RUAS DE SANTA CRUZ DA BAIXA VERDE

Bacamarteiros do nosso município, trajando roupas camufladas do exército, apresentaram-se na manhã de ontem, no encerramento da Festa de São Pedro, na capela dedicada ao Santo, localizada nas imediações da rua Princesa Isabel. Após a apresentação, na capela, o grupo saiu em desfile público exibindo seus bacamartes e, respectivamente, salvas de tiros constantes pelas principais ruas da cidade.

O grupo de bacamarteiros de Santa Cruz da Baixa Verde é um dos mais antigos do Pajeú e sempre se apresenta nas festividades juninas da região. Uma prova disso foi constatada ontem na apresentação que fizeram em frente à igreja matriz. É que moradores da cidade, no ato da apresentação de alguns veteranos, comentavam a participação do senhor mais velho do grupo, Antônio Alves dos Santos, mais conhecido como “Antônio de Bela”, com 87 anos e que participa das apresentações há 70 anos.

“Nunca passei um São João sem o bacamarte. Nasci vendo meu pai dar tiros de “riuna” e desde que me entendo por gente que participo da brincadeira”, afirmou.
No meio do grupo, com aproximadamente trinta participantes, notava-se a presença de uma única mulher. Dona Maria Francilina dos Santos, 74 anos, participou fervorosamente das apresentações junto ao seu marido o senhor Manoel, mostrando ao público admirado a disposição da mulher sertaneja dando lição de coragem e amor pela brincadeira.

“Eu me sinto feliz participando do grupo ao lado do meu marido. A minha participação é uma forma de mostrar a todos que a mulher não fica só em casa cuidando não. Assim como os homens ela pode participar também” - concluiu.