segunda-feira, 9 de agosto de 2010

CENSO 2010

Teve início na última segunda-feira (03), em nosso município, a contagem demográfica do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Para fazer a contagem populacional de Santa Cruz da Baixa Verde, o IBGE disponibilizou 11 agentes censitários, nove deles estão atuando no meio rural e dois no meio urbano.
O censo populacional e de domicílios ocorre a cada 10 anos, objetivando estudar o crescimento numérico e social da nação. No último censo (2000), o nosso município apresentou uma população de 10.893 habitantes, sendo 5.359 homens e 5.534 mulheres; 4.147 na zona urbana e 6.746 na zona rural. Para o ano de 2009 o IBGE fez uma estimativa de 12.2 09 habitantes, mas as previsões para este novo censo são de que este número aumente.
Segundo Jucilene, agente censitária que está atuando no meio urbano e que hoje passou pela residência destes Blogueiros, a contagem, até o momento, está sendo tranqüila. Entre as perguntas que respondemos constam o número de pessoas residentes no domicílio, a data de nascimento e o valor dos rendimentos de cada morador referente ao mês de julho de 2010.
Alertamos a população a necessidade de se atender com boa vontade o agente censitário, não esquecendo de responder as perguntas que forem feitas com atenção e seriedade, afinal, os números que estão sendo colhidos mostrarão a cara de nosso município, de nosso Estado e de nosso país.