domingo, 26 de dezembro de 2010

CIGARRAS DÃO O TOM NO CENTRO

Quem passar pelo centro da cidade dificilmente vai deixar de perceber o som demasiado emitido pelas cigarras que habitam os troncos das árvores que circulam o passeio da Praça da Matriz.
As cigarras são insetos que voam, alimentam-se de plantas, são muito famosas por seus poderosos cantos e possuem aparência rara. O ruído produzido por esse inseto é tão alto que pode ser ouvido a quase 1 quilômetro de distância.
Lembro-me que quando criança alguns meninos subiam nas árvores da Praça do Chafariz em busca do pequeno inseto, colocavam-no em caixas de fósforos, com o objetivo de fazerem destes uma pequena “sirene”. Mas as cigarras, longe do seu habitat, terminavam por decepcioná-los sem emitir som algum. É que o inseto só costuma emitir seu som quando está nos troncos das árvores. Quando se sente ameaçado emudece.

Mal acostumados com a “balada” das cigarras algumas pessoas reclamam e já até sabem os horários mais agitados de seu canto que tende a ser mais alto logo de manhãzinha, no meio do dia e no final da tarde. Alguns moradores do centro dizem que a cigarra é um sinal do tempo de verão. Outros agradecem pelo inseto emitir seu som extravagante apenas durante o dia, pois já imaginou uma sinfonia de cigarras no horário de dormir? Os moradores que tentam tirar uma soneca no meio do dia que o digam! É a natureza em meio a apenas uma de suas diversas manifestações...