domingo, 20 de março de 2011

SERRA TALHADA – MOSCA BRANCA


O alto índice de incidência do inseto conhecido com mosca branca tem assustado moradores e agricultores da cidade de Serra Talhada. Nas últimas semanas a terra do Xaxado foi tomada pelo inseto que se espalhou pelas árvores do tipo fícus, muito difundida na região. A árvore que era conhecida por sua resistência, agora está infestada pela mosca branca pegando muitos de surpresa.
De acordo com o Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente Rafael Oliveira a mosca branca é de combate extremamente difícil; mesmo com as ações de combate mais imediatas. Ele disse que o inseto é oriundo da zona rural e que é preciso elaborar um estudo de controle mais eficaz, atribuindo a praga no município ao uso incorreto de agrotóxico e a chamada poda indevida.
O secretário adjunto de agricultura Adelmo Pereira explicou ao comunicador Francys Maya que a mosca branca se alimenta de plantas e não deve causar nenhum tipo de doença mais grave no ser humano, exceto algumas alergias. Ele lembrou que o inseto é mais comum na zona rural, porém se adaptou a zona urbana, devido a plantios e as árvores tipos fícus que fazem sombras.

FONTE: Itamar França