Falando ao nosso Blog, após passagem por SCBV no último final de Semana, quando esteve à frente de oficina de iniciação científica com alunos do Ginásio Pernambucano (Recife-PE), o descobridor do fenômeno da Cratera da Panela e origem das Paleolagoas da nossa região, o cientista Pierson Barretto - que é doutor em Tecnologia Ambiental e Recursos Hídricos pela UFPE, defendeu a criação de uma lei municipal de proteção ambiental as lagoas locais e Cratera da Panela.
“É importante que o Município de Santa Cruz da Baixa Verde estabeleça lei especial de proteção ambiental das suas lagoas e da cratera da Panela, para garantir a captação de recursos financeiros (estaduais e federais) próprios às áreas protegidas, por seu potencial científico, ecológico, econômico, social, cultural, turístico, entre outros, viabilizando a criação do Parque Municipal da Cratera da Panela”.
Em outra ocasião, Dr. Pierson já havia comentado sobre a criação de um Parque Natural Municipal.
“A proposta para a criação do Parque Natural Municipal da Cratera da Panela tem como objetivo básico a preservação de ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica, possibilitando a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental, de recreação em contato com a natureza e de turismo ecológico. Objetiva ainda, preservar as áreas naturais ou pouco alteradas, abrangendo paisagens, ecossistemas e/ou sítios geológicos de grande interesse para atividades científicas, educacionais e recreativas, de lazer, realizadas em obediência a planos de manejo”.
Aproveitando o ensejo, Dr. Pierson agradeceu a todos que apoiaram a realização da Oficina de Iniciação Científica e disse que a excursão científica foi mais que perfeita.
Nós que fazemos o Blog também queremos reforçar o nosso agradecimento ao pesquisador pela atenção que nos é dada e pelo formidável trabalho realizado em torno dos fenômenos científicos ocorridos em nosso município.
Postado por Givanilson Magalhães