Um final de semana de estudos científicos em Santa Cruz da Baixa Verde. O fato foi motivado pela Oficina de Iniciação Científica dos alunos do ensino médio do Ginásio Pernambucano (GP – Recife-PE).
Com o objetivo de estudar a origem das paleolagoas pernambucanas o grupo de estudantes orientados pelo cientista Pierson Barretto (descobridor do fenômeno da Cratera da Panela) visitou lagoas da nossa região e a Cratera da Panela, onde recolheram material (impactitos meteoríticos) para estudo e comprovação de possibilidade cósmica da origem das paleolagoas.
Segundo estudos anteriores feitos por Dr. Pierson, as estruturas elípticas das lagoas visitadas - Lagoa do Lunardo, Lagoa de Santa Luzia e Lagoa da Cruz, podem estar associadas à entrada paralela, em uma trajetória baixa, dos bólidos que formaram no evento Tupana à Cratera da Panela.
A oficina contou com parceria do Museu Louis Jacques Brunet (do GP), Prefeitura Municipal de Santa Cruz da Baixa Verde e apoio cultural e patrocínio do Consulado Geral da República Federal da Alemanha em Recife. Segue roteiro feito pelos participantes da oficina.
*Dr. Zé Lima – representando a Prefeitura Municipal de SCBV, em reunião com o Consul Geral da Alemanha em Recife, Thomas Wülfing, o adido cultural do Consulado da Alemanha, Martin Mahn e a diretora do Museu Brunet, Ana Sales.
*Dr. Pierson Barretto em reunião com os alunos do GP.
*Saída da excursão científica do GP, na Rua da Aurora – Recife.
*Dr. Pierson e estudantes nas trilhas dos locais a serem visitados.
*Na Cratera da Panela
*No caminho das lagoas.
*Vista aérea da Lagoa do Lunardo
*Lagoa de Santa Luzia
*Parada no Engenho Buenos Aires
*Adido do Consulado Alemão - Martin Mahn em visita ao engenho
*Recolhendo e analisando impactitos
*Grupo pousando para fotos
Postado por Givanilson e Giovani com fotos de Adelson Cabral