terça-feira, 15 de maio de 2012

PRODUÇÃO DE RAPADURAS X ESTIAGEM

Neste ano de 2012 a produção de rapaduras de Santa Cruz da Baixa Verde poderá ser afetada significativamente. É que com o período de estiagem a falta de pasto para o gado tem feito com que muitos criadores de municípios vizinhos e de outras regiões, se desloquem para Capital da Rapadura em busca da “palha da cana-de-açúcar” para suas criações. Como o corte da cana, na região do brejo, encontra-se parado devido ao período de entressafra, os criadores visitantes estão apelando por comprar plantações inteiras de cana para fazer ração e utilizar no sustento dos animais.
Com isso, muitos produtores de rapaduras estão conseguindo um bom lucro antecipado com a venda da matéria-prima, mas também, já contabilizam queda na produção deste ano e um possível aumento de preço do produto no mercado.
Tomara que este ano não seja o caso, mas em outros anos de estiagem a procura por ração animal já foi tão grande que até a “bagaceira” amontoada nos pátios dos engenhos, para alimentar a fornalha, foi vendida a peso de ouro como alimento para o gado.

Postado por Givanilson Magalhães