terça-feira, 5 de novembro de 2013

CHUVA EM SCVB

O mês de novembro começou com uma grande mudança no tempo sobre o Nordeste. Ao contrário dos dias secos, ensolarados e muito quentes, o céu se encheu de nuvens, a chuva caiu forte em vários locais e ocorreram até trovões e raios em áreas que não costumam ter estes fenômenos nesta época do ano.
Foi o que ocorreu na região de Maceió, capital de Alagoas e sobre o Ceará. Historicamente, o mês de novembro é mês de seca no Ceará e na maioria das áreas do Estado, a média de chuva não supera 20 mm. Situação parecida ocorre também sobre o Rio Grande do Norte, a Paraíba, o Pernambuco.
As imagens de satélite mostram as nuvens muito carregadas (manchas vermelhas) que cresceram sobre áreas do Nordeste. Estas nuvens provocaram a chuva forte e os raios.
O que mudou foi a circulação dos ventos nos níveis mais elevados da atmosfera, em torno de 10 km de altura. Desde a sexta-feira, os ventos começaram a apresentar um movimento horário até que se fecharam num círculo, girando no sentido dos ponteiros dos relógios na costa da a Bahia e formaram o VCAN, um vórtice ciclônico de altos níveis. Quando isto acontece, na parte mais externa desta circulação formam-se bandas de nuvens carregadas que provocam a chuva.
Chuvas no Sertão : Domingo foi de chuva em vários municípios da região. Cidades como Carnaíba (12 mm), Triunfo (15 mm) e Santa Cruz da Baixa Verde (17mm) a chuva caiu forte.

Postado por Givanilson Magalhães