quinta-feira, 1 de maio de 2008

ESCOLA REGINA PACIS - 60 ANOS


Como não poderíamos deixar de atender a pedidos de nossos conterrâneos e cientes do que a Escola Regina Pacis representa para a nossa cidade, estamos publicando este artigo, onde procuramos mostrar um pouco da trajetória seguida por esta instituição de ensino no decorrer de seus 60 anos de História.
Foi o Sr. José Burrego de Lima que no ano de 1948 deu o primeiro passo para edificação da Escola Regina Pacis, doando o terreno onde a mesma se encontra - Rua Manoel da Cruz nº l75.
Sua arborização que tanto encanta estudantes e visitantes que por ali passam, só aconteceu alguns anos depois da construção do primeiro e único pavilhão onde, de início, funcionava a pequena Escola.
Seu primeiro nome foi “Escola Típica Rural”, pelo fato de estar situada em local um pouco afastado da pequena “Vila de Santa Cruz” e por ali estudarem muitas crianças provenientes da zona rural.
Anos mais tarde, com o crescimento de nosso antigo distrito, a Escola Típica Rural, já nas imediações da “zona urbana”, recebe o belíssimo nome de “Escolas Reunidas Santa Cruz da Baixa Verde”.
Mas foi no início dos anos noventa que o tão querido educandário deu seu maior passo, através de nosso primeiro administrador municipal, o Sr. Armando Nunes da Silva, na época presidente da Associação de Moradores local e amigo partidário do governador Miguel Arraes. Em atendimento ao pedido do correligionário, ciente da necessidade de crescimento da Escola e pelo carisma que sempre demonstrou ter por nossa cidade, o governador autorizou a reforma e ampliação da Escola, a qual foi reinaugurada no dia 26 de agosto de 1990, e passou então a ser denominada “Escola Regina Pacis”, expressão em Latim que significa “Rainha da Paz”.


Junto com esta conquista vieram outras, como a tão sonhada banda marcial “Sonho de Vinte Anos” e a autorização para o funcionamento da Escola como de 1º e 2º graus.
Na década de noventa a Escola contava com um grande número docente e discente e, com esta estrutura, chegou a oferecer o curso Técnico de Contabilidade que mais tarde seria extinto pelo Ministério da Educação e substituído pelo ensino normal médio.
Muitos dos professores que ali lecionaram na alfabetização de nossas crianças mereceram destaque por sua dedicação e pela confiança que recebiam dos pais. Entre tantos citamos apenas alguns, como: Eretuza Flor (ex-diretora), Francisca Flor (ex-diretora), Alexandrina Florentino (dona Xandú), Antonia Paiva (dona Toinha), Loureto Brandão e Vera Ferraz.
Parabéns a todos que fazem a Escola Regina Pacis que no auge de seus sessenta anos continua fiel aos seus objetivos de levar o conhecimento ao povo santacruzense.