sábado, 10 de maio de 2008

MATRIZ DE NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO – 50 ANOS

Objetivando resgatar um pouco da nossa História, mais uma vez estamos publicando um artigo sobre os acontecimentos que contribuíram para o desenvolvimento de nossa cidade. Desta vez, juntamos informações sobre a construção da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, a qual, consideramos o maior patrimônio municipal que já herdamos.

NOSSA PADROEIRA


Por volta da década de trinta, início dos anos quarenta, como a pequena vila de “Santa Cruz” não tinha um prédio para as celebrações religiosas, a comunidade tem a iniciativa de se reunir na casa do “Cabo Severino”, localizada em antiga propriedade pertencente ao senhor Henrique Pedro. Ali, iniciava-se a veneração á pequena imagem de Nossa Senhora do Perpetuo Socorro com missas e novenário.

A PEDRA FUNDAMENTAL
Vendo a necessidade de ter um lugar público para fazer as celebrações, Monsenhor Elizeu Duarte Diniz, resolve incentivar a população a construir uma Igreja, fato que aconteceu no ano de 1938 com a imposição da pedra fundamental.
Em 1941, assumindo as celebrações religiosas em lugar do Pe. Severiano Jatobá, que por sua vez havia substituído Monsenhor Elizeu no ano de 1938, o Pe José Noval de Oliveira, incentiva o povo a trazer pedras para construção da igreja e assim dar continuidade á edificação do prédio religioso.
Padre Noval defendia a idéia de fazer a construção em um terreno de Cassiano Cândido, hoje Rua Padre Cícero. No entanto, a comunidade terminou dando preferência ao local onde o Monsenhor Elizeu Diniz já havia colocado a pedra fundamental, hoje Praça da Matriz.
Iniciou-se então uma campanha que durou muitos anos, onde a pequena imagem de N. Sra. do Perpétuo Socorro era recebida em sítios e povoados da região, objetivando arrecadar fundos para erguer o Templo Católico.

A QUEDA DA TORRE
Entre os anos de 1953 e 1954, quando a nossa igreja, ainda em construção, já se destacava como o prédio mais alto deste planalto, cravado em cima da Serra da Baixa Verde – a torre inesperadamente veio ao chão, causando verdadeiro desespero aos seus construtores. Felizmente, não houve nenhuma vítima fatal. Os pedreiros que ali trabalhavam salvaram-se apenas com arranhões leves. Moradores das regiões mais altas contam que ás 4 horas da tarde daquele dia, viram uma grande nuvem de poeira surgir em meio a pequena vila.
Nosso povo, que estava prestes de terminar as obras da tão sonhada igreja, caiu no entristecimento e não se falava em outra coisa, a não ser na “queda da torre”.

A RECONSTRUÇÃO DA NOVA TORRE


Foi então que o senhor José Timóteo de Lima, resolveu ajudar na administração da reconstrução da nova torre e assim, assumiu a arquitetura do novo projeto.
Outras pessoas de grande influência também foram solidárias a situação e aceitaram o desafio de reerguer a torre. Entre tantos, mereceram destaque:
Sr. Luiz Cruz – Um dos administradores da obra.
Sr. Cesário Costa – Carregava em seus caminhões todo o material de construção além de ter solicitado ajuda financeira, para o término da obra a políticos e empresários daquela época.
Sr. Ademar da Costa Carvalho – Deputado Federal, disponibilizou ajuda financeira.
Sr. Luiz Souto Dourado – Deputado Estadual, disponibilizou ajuda financeira.
Sr. Armando da Fonte – Empresário ( Da Fonte Veículos ), disponibilizou ajuda financeira.
Com tantos incentivos a Igreja ficou pronta, ganhou um sino e foi inaugurada no ano de 1958, na administração paroquial do Monsenhor Luiz Sampaio.
Das festividades de inauguração participaram a população local e todos aqueles que de uma forma ou de outra tiveram o carinho de ver o sonho da comunidade realizado.
A Igreja foi dedicada a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro que teve sua imagem levada ao novo altar, naquele ano, e onde permanece até hoje.


O FORRO
Por volta de 1963 e 1964, Frei Epifânio idealizou o projeto de colocar o forro que esconde o telhado, pois os pássaros sujavam muito.

A AMPLIAÇÃO DA IGREJA
Com o crescimento populacional, no ano de 1980 a nossa Igreja já não comportava mais tanta gente nas celebrações (Segundo o IBGE, em 1980, Santa Cruz da Baixa Verde já contava com uma população de 10.785 habitantes). Foi então que o pároco daquela época, Frei Hermano, resolveu incentivar a população a fazer uma ampliação, aumentando-a.
Frei Jonaldo, frade franciscano muito querido pelo povo santacruzense havia assumido a paróquia juntamente com Frei Hermano. Logo, disponibilizou-se em administrar a reforma com o apoio do senhor José Pereira da Costa (Zé Cazuza), o que fizeram com muito sucesso.
Durante a campanha para arrecadar os fundos da reforma, foram feitos leilões e um pastoril que dividiu a população em dois partidos: o partido do azul e o partido do encarnado (vermelho). A final do pastoril foi á coisa mais linda! A ganhadora foi á pastorinha azul.
A reforma foi concluída em 1982 onde foi construído um novo altar, a sacristia, banheiro e sala de reuniões.

PARABÉNS!


Neste ano de 2008, estamos comemorando os 70 anos da colocação da pedra fundamental (1938) para construção da nossa Igreja, como também as “Bodas de Ouro” de sua inauguração (1958). Queremos lembrar que a fé de um povo muitas vezes é representada pela atenção dada aos cuidados tidos com o prédio dedicado á adoração e louvor a Deus. Que nunca esqueçamos de nossa Igreja Matriz, pois ela representa a fé de nossos avós, nossos pais, nossa fé e daqueles que a herdarão.