quinta-feira, 29 de maio de 2008

UNICEF AVALIA POLÍTICAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO


Santa Cruz da Baixa Verde é um dos municípios agendados para receber o Fórum Comunitário do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).
O evento fará parte da avaliação das políticas públicas do município pelo Unicef, para entrega ou não do “Selo Unicef ano 2007, edição 2008”, e acontecerá no dia 17 de junho.
“Selo UNICEF Município Aprovado” é um reconhecimento internacional, concedido a municípios do Semi-árido brasileiro, que alcançaram importantes melhorias na qualidade de vida de crianças e adolescentes.
O fórum funciona como reunião ampliada do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente. As reuniões têm participação de conselheiros tutelares, profissionais de saúde, professores, adolescentes e autoridades jurídicas, como promotores públicos e juízes.

Nessa primeira etapa do processo de avaliação, o objetivo é estimar a qualidade de gestão das políticas públicas de educação, saúde e proteção social, além de estimular o controle social e a discussão sobre o assunto.
Os fóruns só ocorrem nos municípios que concordaram em ter suas políticas públicas avaliadas ao aderirem ao “Selo Unicef 2008”. Na primeira edição do selo Unicef, ano 2005, edição 2006, dos 52 municípios pernambucanos participantes, apenas 15 receberam o selo.
Participando pela segunda vez, agora da segunda edição do selo Unicef, Santa Cruz da Baixa Verde parte para uma nova disputa em busca de conquistar seu primeiro selo de caráter internacional.
Será o primeiro desafio dos novos conselheiros municipais recém eleitos. Torcemos para que o nosso município tenha muita coisa para mostrar e assim se destaque entre os novos contemplados.